Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 87 Número 3
Caso Clínico
Retalho romboidal duplo para reconstrução de defeito cirúrgico da comissura labial
Double rhomboidal flap for reconstruction of large surgical defect of the labial commissure
Pedro Andrade1, Ana Brinca1, Ricardo Vieira2, Américo Figueiredo3
Correspondência:
Pedro Andrade
Serviço de Dermatologia e Venereologia
Hospitais da Universidade de Coimbra, EPE
Praceta Mota Pinto
3000-075 Coimbra, Portugal
E-mail: pedro.andrade@portugalmail.com
A abordagem de defeitos cirúrgicos da região perioral, em particular das comissuras labiais, é um desafio importante na prática cirúrgica dermatológica. Apresentamos o caso de um doente do sexo masculino, de 69 anos, com extenso carcinoma basocelular ulcerado da região perioral direita, com envolvimento da comissura labial. Foi realizada excisão radical da lesão e reconstrução do defeito cirúrgico com retalho romboidal duplo das regiões geniana e mandibular homolaterais. O resultado cosmético final foi satisfatório, com preservação da funcionalidade das estruturas labiais. O retalho romboidal duplo é uma alternativa viável para a reconstrução de defeitos cirúrgicos da comissura labial, de execução relativamente simples, com baixo risco de complicações, que oferece óptimos resultados funcionais e cosméticos, sem distorção da anatomia labial.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841