Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 87 Número 3
Investigação
Influência da isotretinoína nas transaminases hepáticas e triglicerídeos
The effect of isotretinoin on triglycerides and liver aminotransferases*
Andreia Salezze Vieira1, Vanessa Beijamini2, Ana Carolina Melchiors3
Correspondência:
Ana Carolina Melchiors
Rodovia BR 101 norte, Km. 60 - Bairro Litorâneo.
29932-540 São Mateus, ES, Brazil
E-mail: anamelchiors@ceunes.ufes.br
FUNDAMENTOS: A isotretinoína tem sido usada no tratamento dos casos mais graves de acne, embora possa induzir reações adversas nos tecidos mucocutâneos e hepáticos, alterações nos níveis lipídicos e teratogenicidade. OBJETIVOS: Este estudo avaliou o perfil de alterações nas concentrações de Alanina Aminotransferrase, Aspartato Aminotransferrase e triglicerídeos em pacientes que fizeram uso de isotretinoína oral fornecida pelo serviço Farmácia de Medicamentos Excepcionais de São Mateus/ES. MÉTODOS: Foi realizado estudo observacional longitudinal exploratório retrospectivo, utilizando coleta de dados secundários de cada paciente. RESULTADOS: Dos 130 pacientes que receberam isotretinoína no período de janeiro a dezembro de 2009, somente 70 realizaram o tratamento por 3 meses ou mais e apresentaram os resultados dos exames. Desses 70 pacientes, 39 (55,7%) eram do sexo feminino. A média de idade das mulheres (23,9 anos) foi maior do que a média de idade dos homens (20,1 anos). Houve aumento estatisticamente significante nas dosagens de triglicerídeos (87,01±48,25 versus 105,32 ± 48,76), Aspartato Aminotransferrase (20,44 ± 6,26 versus 24,38 ± 11,92) e Alanina Aminotransferrase (18,24 ± 8,31 versus 23,34 ± 20,03), realizadas antes e após 3 meses ou mais de tratamento com isotretinoína oral. Após o tratamento com isotretinoína oral, 11% dos pacientes apresentaram elevação de triglicerídeos acima dos valores normais, 8,6% apresentaram elevação da Aspartato Aminotransferrase e 7,3% tiveram elevação da Alanina Aminotransferrase. CONCLUSÃO: Os resultados mostraram que o uso de isotretinoína oral para o tratamento da acne, na população estudada, pode levar a alterações nas dosagens de triglicerídeos, Alanina Aminotransferrase e Aspartato Aminotransferrase, como mostrado pela literatura científica, confirmando a necessidade de monitoramento.
Palavras-chave: ACNE VULGAR, AGENTES DERMATOLÓGICOS, ISOTRETINOÍNA, TRANSAMINASES, TRIGLICERÍDEOS
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841