Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 87 Número 2
Caso Clínico
Concomitância de miíase primária e secundária em lesão de carcinoma basocelular
Concurrent primary and secondary myiasis on basal cell carcinoma *
Adriana Andrade Raposo1, Antônio Pedro Mendes Schettini2, Cesare Massone3
1Médica Dermatologista da Fundação Alfredo da Matta (FUAM) – Manaus (AM), Brasil.
2Mestrado em Patologia Tropical pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) - Médico dermatologista da Fundação Alfredo da Matta (FUAM) – Manaus
(AM), Brasil.
3Dermatopatologista. - Professor Associado do Departamento de Dermatologia da Medical University of Graz – Graz, Áustria.
Recebido em 06.12.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 16.05.2011. * Trabalho realizado na Fundação Alfredo da Matta (FUAM) – Manaus (AM), Brasil. Conflito Interesses: Nenhum Suporte Financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Raposo AA, Schettini APM, Massone C. Concomitância de miíase primária e secundária em lesão de carcinoma basocelular. An Bras Dermatol. 2012;87(2):297-300.
Correspondência:
Adriana Andrade Raposo
Avenida Codajás, 24 - Cachoeirinha
69065-130 Manaus, AM - Brazil
E-mail: big@argo.com.br
miíase é uma doença causada por infestação de larvas de moscas nos tecidos humanos ou de outros animais vertebrados. É dermatose comum em países tropicais e subtropicais e tem como fatores predisponentes: doenças crônicas, imunodeficiência, má higiene, senilidade, doenças psiquiátricas, cânceres cutâneos e de mucosas ulcerados. Relata-se caso de paciente hígido que após trauma sobre lesão pré-existente, apresentou tumoração na região dorsal parasitada por larvas de moscas. O exame histopatológico realizado para o diagnóstico da neoplasia, de modo surpreendente, evidenciou a presença de uma larva parcialmente degenerada com características de Dermatobia hominis, sugerindo associação de miíase primária e secundária em carcinoma basocelular.
Palavras-chave: CARCINOMA BASOCELULAR, MIÍASE, NEOPLASIAS CUTÂNEAS
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841