Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 87 Número 2
Revisão
Piodermites
Pyodermitis *
Júlio César Empinotti1, Hirofumi Uyeda2, Roseli Terezinha Ruaro3, Ana Paula Galhardo4, Danielle Cristine Bonatto4
1Doutor – Professor-adjunto de Dermatologia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) - Cascavel (PR), Brasil.
2Médico dermatologista, associado-titular da SBD – Professor-auxiliar do curso de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) -
Cascavel (PR), Brasil.
3Médica dermatologista, associada-titular da SBD – Professora-colaboradora na disciplina de Dermatologia do curso de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) - Cascavel (PR), Brasil.
4Graduanda em Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) - Cascavel (PR), Brasil.
Recebido em 19.04.2011. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 13.07.2011. * Trabalho realizado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel, Paraná, Brasil. Conflito Interesses: Nenhum Suporte Financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Empinotti JC, Uyeda H, Ruaro RT, Galhardo AP, Bonatto DC. Piodermites. An Bras Dermatol. 2012;87(2):281-8.
Correspondência:
Júlio César Empinotti
Rua São Paulo, 752, Centro
Cep: 85801-020 - Cascavel - Paraná, Brazil
Fone/Fax: (45) 3225 2011
E-mail: jcempinotti@yahoo.com.br
As piodermites são infecções cutâneas primárias originadas principalmente por bactérias piogênicas dos gêneros Staphylococcus e Streptococcus. Tratam-se de doenças relativamente comuns, que acometem adultos e crianças. Nos últimos anos há relatos freqüentes de resistência bacteriana aos antibióticos preconizados, no entanto, novas substâncias estão em uso ou mesmo em desenvolvimento, o que representa uma evolução na terapia das piodermites. Esta revisão tem como objetivo descrever aspectos clínicos, diagnósticos e terapêuticos das principais Piodermites: impetigo, ectima, erisipela, síndrome da pele escaldada estafilocócica e foliculites.
Palavras-chave: INFECÇÕES BACTERIANAS, INFECÇÕES CUTÂNEAS ESTAFILOCÓCICAS, REVISÃO, STAPHYLOCOCCUS, STREPTOCOCCUS
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841