Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 87 Número 2
Investigação
Reparo de feridas cutâneas usando cola cirúrgica de baixo custo
Repair of cutaneous wounds with the use of low cost surgical glue *
Sandro Cilindro de Souza1, Carlos Briglia2, Sérgio Ricardo Matos Rodrigues da Costa3
1Cirurgião plástico da Clínica das Faculdades Adventistas da Bahia (Fadba) – Cachoeira (BA), Brasil.
2Cirurgião plástico do Hospital Geral de Camaçari – Camaçari (BA), Brasil.
3Doutor em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (Ufba); professor adjunto de Biofísica da Universidade Federal da Bahia (Ufba) – Salvador (BA), Brasil.
Recebido em 01.12.2010 Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 25.04.2011 * Trabalho realizado no Hospital Geral de Camaçari – Camaçari (BA), Brasil. Conflito de interesses: nenhum Suporte financeiro: nenhum Como citar este artigo: Souza SC, Briglia C, Costa SRMR. Reparo de feridas cutâneas usando cola cirúrgica de baixo custo. An Bras Dermatol. 2012;87(2):247-55.
Correspondência:
Sandro Cilindro de Souza
BR 101, Km 197, Caixa Postal 18
44300-000 Cachoeira, BA
Tel: (71) 9977-7303
E-mail: sandrocilin@hotmail.com
FUNDAMENTOS: As vantagens dos cianoacrilatos em síntese cutânea têm sido sobejamente mostradas na literatura. Entretanto, estes produtos têm sido subutilizados no Brazil devido aos elevados custos do 2-octilcianoacrilato. Ademais, a forma mais economicamente acessível, o 2-etilcianoacrilato, tem sido pouco estudada como adesivo cutâneo. OBJETIVO: Avaliação da eficácia do fechamento de lesões cutâneas usando o 2-etilcianoacrilato. MÉTODO: Estudo prospectivo no qual 46 feridas foram ocluídas usando o 2-etilcianoacrilato de baixo custo como alternativa a sutura intradérmica. RESULTADOS: Feridas excisionais (97,8%) e traumática (2,2%) foram tratadas com 2-etilcianoacrilato e suturas profundas relaxadoras como método de síntese. Cicatrizes inestéticas (22%), infecção (2,1%), deiscência (2,1%) e dermatite alérgica de contato (2,1%) foram os problemas encontrados. Não houve casos de necrose ou quelóides. Os resultados foram considerados satisfatórios na grande maioria dos casos (97,3%). CONCLUSÕES: O uso do ECA mostrou-se seguro e com resultados cosméticos satisfatórios neste grupo de pacientes.
Palavras-chave: ADESIVOS TECIDUAIS, CIANOACRILATOS, TÉCNICAS DE SUTURA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841