Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 86 Número 6
Imagens em Dermatologia Tropical
Paracoccidioidomicose cutânea disseminada e pulmonar em paciente portador de neoplasia maligna visceral*
Cutaneous and pulmonary paracoccidioidomycosis in a patient with a malignant visceral tumor *
Adriana Maria Porro1, Osmar Rotta2
1Doutorado. Professora adjunta do Departamento de Dermatologia da Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp) – São Paulo
(SP), Brasil.
2Doutorado. Professor associado e chefe do Departamento de Dermatologia da Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp)
– São Paulo (SP), Brasil
Recebido em 28.03.2010. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 21.09.2010 . * Trabalho realizado no Departamento de Dermatologia da Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp) – São Paulo (SP), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Porro AM, Rotta O. Paracoccidioidomicose cutânea disseminada e pulmonar em paciente portador de neoplasia maligna visceral. An Bras Dermatol. 2011;86(6):1220-1.
Correspondência:
Adriana Maria Porro
Rua Tuim, 554 apto 221, Moema
04514-102 São Paulo, SP
E-mail: adriana.porro@uol.com.br
Paracoccidioidomicose é doença causada pelo fungo Paracoccidioides brasiliensis, caracterizada por quadro polimórfico e acometimento preferencial de pele, mucosas, pulmões, linfonodos, adrenais e sistema nervoso. De acordo com o local de inoculação e o estado imunológico do indivíduo, ocorrem as diversas formas da doença: tegumentar, linfonodular, visceral e mista. Relatamos caso de pacien- te com quadro de paracoccidioidomicose mista (tegumentar e pulmonar), com lesões cutâneas caracterizadas por pápulas e pústulas disseminadas e sintomas sistêmicos, possivelmente associada a imunossupressão causada por neoplasia maligna visceral.
Palavras-chave: CARCINOMA, HOSPEDEIRO IMUNOCOMPROMETIDO, NEOPLASIAS RENAIS, PARACOCCIDIOIDOMICOSE
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841