Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 86 Número 6
Caso Clínico
Porocarcinoma - Relato de caso*
Porocarcinoma - Case report*
Fabiana Dutra Uchôa Cursino1, Lucíola Teixeira1, Emerson de Andrade Lima2, Mariana de Andrade Lima1, Silvia Costa Carvalho Rodrigues3, Daniela Takano4
1Médica dermatologista da Santa Casa de Misericórdia do Recife e Centro de Estudos Dermatológicos do Recife (CEDER) – Recife (PE), Brasil.
2Doutor em dermatologia pela Universidade de São Paulo (USP) - Coordenador do Ambulatório de cirurgia dermatológica e cosmiatria da Santa Casa de Misericórdia de Recife; Centro de Estudos Dermatológicos do Recife (CEDER) – Recife (PE), Brasil
3Chefe do Centro de Estudos Dermatológicos do Recife (CEDER) – Recife (PE), Brasil.
4Mestranda em Patologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Coordenadora do Departamento de Dermatopatologia da Santa Casa de Misericórdia de Recife. Centro de Estudos Dermatológicos do Recife (CEDER) – Recife (PE), Brasil.
Recebido em 28.03.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 24.09.2010. * Trabalho realizado no serviço de dermatologia do Centro de Estudos Dermatológicos do Recife (CEDER) e na Santa Casa de Misericórdia do Recife – Recife (PE), Brasil. Suporte financeiro: Nenhum Conlito de interesse: Nenhum Como citar este artigo: Cursino FDU, Teixeira L, Lima EA, Lima MA, Rodrigues SCC, Takano D. Porocarcinoma - Relato de caso. An Bras Dermatol. 2011;86(6):1201-4.
Correspondência:
Emerson de Andrade Lima
Praça Professor Fleming, 35/ 1201 - Jaqueira
CEP 52.050.180 - Recife-PE
Telefone: (81) 32313088/ (81) 30453600
Fax: (81) 37271919
E-mail: emersonderma@terra.com.br
O porocarcinoma écrino é uma neoplasia maligna, rara, das glândulas sudoríparas écrinas e, com maior frequência, acomete os indivíduos idosos, com idade média de 67,5 anos. Apresenta manifestações clínicas variadas e sua localização não se correlaciona com a concentração das glândulas sudoríparas, ocorrendo, principalmente, nos pés e pernas. O seu diagnóstico e tratamento devem ser precoces para evitar a agressividade do tumor, que ocorre em 20% dos casos. Os autores relatam o caso de um porocarcinoma extenso no tórax, em paciente do sexo masculino, de 71 anos.
Palavras-chave: ACROSPIROMA, CARCINOMA, GLÂNDULAS ÉCRINAS, NEOPLASIAS DAS GLÂNDULAS SUDORÍPARAS
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841