Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 86 Número 6
Caso Clínico
Pênfigo vegetante induzido por uso de enalapril*
Pemphigus vegetans induced by use of enalapril*
André Ricardo Adriano1, Antonio Gomes Neto2, Gustavo R. Hamester3, Daniel H. Nunes4, Gabriella Di Giunta5
1Médico pós graduando em Dermatologia no Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro (IDPRDA -
SCMRJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
2Médico dermatologista. Mestrando em dermatopatologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – Campinas (SP), Brasil.
3Médico dermatologista (in memorian). Título de dermatologista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Florianópolis (SC), Brasil.
4Médico dermatologista - Chefe da Residência de Dermatologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC) – Florianópolis
(SC), Brasil.
5Médica patologista. Professora Adjunta do Departamento de Patologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Florianópolis (SC), Brasil.
Recebido em 25.07.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 29.08.2010. * Trabalho realizado no Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC) – Florianópolis (SC), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Adriano AR, Gomes Neto A, Hamester GR, Nunes DH, Di Giunta G. Pênfigo vegetante induzido por uso de enalapril. An Bras Dermatol. 2011;86(6):1197-200.
Correspondência:
André Ricardo Adriano
Hospital Universitário Polydoro Ernani de São
Thiago - Universidade Federal de Santa Catarina.
Departamento de Dermatologia
Rua Prof.ª Maria Flora Pausewang, s/nº Trindade -
Caixa Postal 5199
CEP 88040-900 - Florianópolis – SC
E-mail: andrehricardo@gmail.com
Pênfigo Vegetante foi primeiramente descrito como uma variante do pênfigo vulgar, em 1876, por Neumann. Em 1889, Hallopeau descreveu um paciente com pústulas e placas vegetantes, e sugeriu ser uma variante do Pênfigo Vegetante de Neumann. Ambos os tipos de pênfigo vegetante são caracterizados pelo desenvolvimento de placas vegetantes, especialmente, em dobras (axila, inguinal, perianal). Os autores apresentam e discutem um caso de Pênfigo Vegetante com uma clínica incomum, com ausência de acometimento de mucosas e áreas de flexão, em paciente idosa, associado ao uso de enalapril como possível desencadeador. Diagnóstico clínico e histológico sugestivos de Pênfigo Vegetante tipo Hallopeau.
Palavras-chave: AUTO-IMUNIDADE, ENALAPRIL, PENFIGO
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841