Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 86 Número 6
Revisão
Imunopatogênese da psoríase: revisando conceitos*
Reviewing concepts in the immunopathogenesis of psoriasis*
Emerson de Andrade Lima1, Mariana de Andrade Lima2
1Doutor pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP); Coordenador do Ambulatório de Pesquisa em Psoríase e Artrite Psoriásica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco; Professor da Pós-graduação em Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia do Recife – Recife (PE), Brasil.
2Coordenadora do Ambulatório de Pesquisa em Psoríase e Artrite Psoriásica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE) –
Recife (PE), Brasil.
Recebido em 28.06.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 08.02.2011. * Trabalho realizado na Santa Casa de Misericórdia do Recife – Recife (PE), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: nenhum Como citar este artigo: Lima EA, Lima MA. Imunopatogênese da psoríase: revisando conceitos. An Bras Dermatol. 2011;86(6):1151-8.
Correspondência:
Emerson de Andrade Lima
Praça Fleming, 35 Jaqueira
CEP 52050.180 - Recife - PE
E-mail: emersonderma@terra.com.br
O conhecimento sobre a fisiopatogenia da psoríase possibilitou o desenvolvimento de ferramentas terapêuticas que visam ao bloqueio do seu gatilho imunológico. Paralelamente, citocinas como o TNF têm sido reconhecidas como integrantes da etiopatogenia da psoríase e comorbidades a ela relacionadas. Estudos genéticos e epidemiológicos contribuíram efetivamente para as conclusões a que se tem chegado atualmente sobre esta complexa patologia.
Palavras-chave: ANTÍGENOS CD4, CÉLULAS TH1, FATOR GÊNICO 3 ESTIMULADO POR INTERFERON, SUBUNIDADE ALFA, FATOR DE NECROSE TUMORAL ALFA, INTERLEUCINA-4, PSORÍASE
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841