Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 86 Número 6
Investigação
Estudo clínico randomizado comparando antimoniato de meglumina, pentamidina e anfotericina B para o tratamento da leishmaniose cutânea ocasionada por Leishmania guyanensis
A randomized clinical trial comparing meglumine antimoniate, pentamidine and amphotericin B for the treatment of cuta- neous leishmaniasis by Leishmania guyanensis *
Leandro Ourives Neves1, Anette Chrusciak Talhari2, Ellen Priscilla Nunes Gadelha3, Roberto Moreira da Silva Júnior4, Jorge Augusto de Oliveira Guerra5, Luiz Carlos de Lima Ferreira6, Sinésio Talhari7
1Mestre e doutorando em Doenças Tropicais e Infecciosas - Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira
Dourado/ Universidade do Estado do Amazonas (FMTHVD – UEA) – Professor-auxiliar de Clínica Dermatológica da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
– Manaus(AM), Brasil.
2Doutora em Medicina Tropical - Dermatologista da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMTHVD) – Manaus(AM), Brasil.
3Mestranda em Doenças Tropicais e Infecciosas - Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado/
Universidade do Estado do Amazonas (FMTHVD – UEA) - Enfermeira da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMTHVD) – Manaus(AM), Brasil.
4Doutorando em Doenças Tropicais e Infecciosas - Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado/
Universidade do Estado do Amazonas (FMTHVD – UEA) - Biólogo da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMTHVD) – Manaus(AM), Brasil.
5Doutor em Medicina Tropical - Infectologista da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMTHVD) – Manaus(AM), Brasil.
6Doutor em Patologia - Patologista da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMTHVD) - Manaus(AM), Brasil.
7Doutor em Dermatologia – Professor de Dermatologia da Universidade Nilton Lins - Manaus(AM), Brasil.
Recebido em 11.10.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 03.12.10. * Trabalho realizado no Ambulatório de Dermatologia da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMTAM) – Manaus (AM), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte Financeiro: Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia – FINEP Como citar este artigo: Ourives-Neves L, Chrusciak-Talhari A,, Gadelha EPN, da Silva Júnior RM, Guerra JAO, Ferreira LCL, Talhari S. Estudo clínico randomizado comparando antimoniato de meglumina, pentamidina e anfotericina B para o tratamento da leishmaniose cutânea ocasionada por Leishmania guyanensis. An Bras Dermatol. 2011;86(6):1092-101.
Correspondência:
Leandro Ourives Neves
Av. Pedro Teixeira, 25, Dom Pedro I
69040 000 - Manaus, AM
E-mail: lourives@ig.com.br
FUNDAMENTOS: O tratamento da leishmaniose tegumentar americana (LTA) ainda constitui desafio, pois a maioria dos medicamentos é injetável e têm-se poucos ensaios clínicos randomizados comparando a eficácia das drogas. Além disso, é provável que as espécies de Leishmania tenham influência nas respostas terapêuticas.
OBJETIVOS: Avaliar e comparar a eficácia e a segurança dos esquemas de tratamento na LTA, ocasionada por Leishmania (Viannia) guyanensis.
MÉTODOS: 185 pacientes foram selecionados, conforme critérios de elegibilidade, e distribuídos, aleatoriamente, em 3 grupos – 2 com 74 enfermos e outro com 37 - que receberam, respectivamente, antimoniato de meglumina, isotionato de pentamidina e anfotericina B em doses, períodos e vias de administração padronizados. Os enfermos foram reexaminados um, dois e seis meses após o final dos tratamentos.
RESULTADOS: Não houve diferença entre os grupos terapêuticos em relação ao sexo, idade, número ou local das lesões. A análise por intenção de tratar (ITT) mostrou eficácias de 58,1% para a pentamidina e 55,5% para o antimoniato (p=0,857). O grupo da anfotericina B foi analisado separadamente, pois 28 (75,7%) pacientes negaram-se a continuar no estudo após a randomização. Eventos adversos leves ou moderaos foram relatados por 74 (40%) pacientes, principalmente artralgia (20,3%), para o grupo do antimoniato, e dor (35,1%) ou enduração (10,8%) no local das injeções para a pentamidina.
CONCLUSÕES: A pentamidina tem eficácia similar ao antimonial pentavalente para o tratamento da LTA ocasionada por L. guyanensis. Face aos baixos resultados de eficácia apresentados por ambas as drogas, necessita-se, com urgência, investigar novas opções terapêuticas para esta enfermidade.
Palavras-chave: ANFOTERICINA B, LEISHMANIOSE CUTÂNEA, MEGLUMINA, PENTAMIDINA, TERAPÊUTICA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841