Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 86 Número 5
Comunicação
Tratamento da unha encravada: comparação da taxa de cura entre a técnica de fenolização clássica e a técnica de fenolização associada à curetagem da matriz ungueal – é necessária a associação?
Treatment of ingrown nail: comparison of recurrence rates between the nail matrix phenolization classical technique and phenolization associated with nail matrix curettage - is the association necessary?
Recebido em 16.05.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 22.06.11. * Trabalho realizado em clínica privada de Belo Horizonte (MG), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este arti go/How to cite this arti cle: Tassara G, Machado MA, Gouthier MAD. Tratamento da unha encravada: comparação da taxa de cura entre a técnica de fenolização clássica e a técnica de fenolização associa- da à curetagem da matriz ungueal – é necessária a associação? An Bras Dermatol. 2011;86(5):1046-8.
Correspondência:
Glaysson Tassara
Av. do Contorno, 9.636, salas 1.206 e 1.208
Barro Preto
30110-063 Belo Horizonte, MG, Brasil
E-mail: gtassara@terra.com.br
No Brasil, alguns serviços associam a curetagem da matriz ungueal à fenolização, como tentativa de aumentar a eficácia do tratamento da unha encravada. O objetivo deste trabalho foi comparar a taxa de cura entre a fenolização e a fenolização associada à curetagem da matriz. Foi realizado um estudo retrospectivo e incluídos 271 cantos encravados. Recorreram 5% após a realização da fenolização, e 7,7% após a fenolização com curetagem da matriz. Não houve diferença estatística entre as duas técnicas, mostrando não ser necessá ria a associação com a curetagem da matriz. A fenolização mostrou-se eficiente mesmo para o grau III.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841