Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 86 Número 5
Imagens em Dermatologia Tropical
Coinfecção histoplasmose e Aids
Histoplasmosis and AIDS co-infection*
Ana Tereza Orsi1, Lisiane Nogueira2, Anette Chrusciak-Talhari3, Monica Santos3, Luiz Carlos de Lima Ferreira4, Sinesio Talhari5, Carolina Talhari6
1Dermatologista da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMTAM) – Manaus (AM), Brasil.
2Residente de Dermatologia da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMTAM) – Manaus (AM), Brasil.
3Doutora em Medicina Tropical; dermatologista da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMTAM) – Manaus (AM), Brasil.
4Doutor em Patologia; patologista da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMTAM) – Manaus (AM), Brasil.
5Doutor em Dermatologia. Professor de Dermatologia da Universidade Nilton Lins.
6Doutora; professora de Dermatologia da Universidade do Estado do Amazonas.
Recebido em 31.01.2010. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 16.07.2010 . * Trabalho realizado na Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMTAM) – Manaus (AM), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Fundação de Medicina Tropical do Amazonas Como citar este artigo: Orsi AT, Nogueira L, Chrusciak-Talhari A, Santos M, Ferreira LCL, Talhari S,Talhari C. Coinfecção histoplasmose e aids. An Bras Dermatol. 2011;86(5):1025-6.
Correspondência:
Carolina Talhari
Av. Via Láctea, 1085, apt 300, Aleixo
69060-085 Manaus - AM
E-mail: carolinatalhari@gmail.com
Apresenta-se um caso de coinfecção histoplasmose e Aids, com lesões cutâneas predominantemente papulosas e comprometimento sistêmico. O exame histopatológico e micológico de lesão cutânea confirmou o diagnóstico. Em doentes com Aids, a histoplasmose surge, principalmente, quando a contagem de células T-CD4-positivas é inferior a 50 células/mm3 . Nesses casos, a histoplasmose pode ser grave e, se não tratada adequadamente, levar ao êxito letal, como no paciente relatado.
Palavras-chave: HIV, HISTOPLASMA, INFECÇÕES OPORTUNISTAS RELACIONADAS COM A AIDS, SÍNDROME DE IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA MURINA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841