Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 86 Número 5
Imagens em Dermatologia
Metástase cutânea de sarcoma de bexiga: quando devemos considerar essa hipótese? Uma revisão bibliográfica
Cutaneous metastasis of bladder sarcoma: when should we consider this hypothesis? A review of the literature*
Márcia Lopes1, Carlos Baptista Barcaui2, Airá Novello Vilar3
1Médica - Pós-graduanda do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay - Santa casa de Misericórdia do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
2Doutor em Dermatologia pela Universidade de São Paulo (USP) - Professor Associado Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay - Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
3Médica - Médica Patologista e Pós-graduanda do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay - Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro – Rio
de Janeiro (RJ), Brasil.
Recebido em 01.10.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 18.11.10. * Trabalho realizado no Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay - Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Lopes M, Barcaui CB, Vilar NA. Metástase cutânea de sarcoma de bexiga: quando devemos considerar essa hipótese? Uma revisão bibliográfica. An Bras Dermatol. 2011;86(5):1022-4.
Correspondência:
Márcia Lopes
Rua Santa Luzia, 126 – Centro.
CEP: 20020-020, Rio de Janeiro - RJ
E-mail: marcinha_ralopes@yahoo.com.br
A incidência de metástases cutâneas é de, aproximadamente, 0,7 a 10%. As de origem urotelial correspondem a menos de 1%. Dos tumores do trato genitourinário, o carcinoma de células transicionais é mais comum. O sarcoma de bexiga é raro, correspondendo a 0,3%. Podem ter múltiplas apresentações clínicas, sendo o nódulo mais comum. O diagnóstico é realizado pela anamnese, quadro clínico e histopatologia. O tratamento é cirúrgico. O prognóstico é muito reservado e depende de um acompanhamento multidisciplinar.
Palavras-chave: DERMOSCOPIA, METÁSTASE NEOPLÁSICA, NEOPLASIAS DA BEXIGA URINÁRIA, SARCOMA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841