Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número 5

Caso Clínico

Tatuagem extensa por amálgama em mucosa gêngivo-alveolar

Extensive amalgam tattoo on the alveolar-gingival mucosa


Vivian C. Galletta1, Gabriela Artico2, Aluana M. C. Dal Vechio3, Celso A. Lemos Jr4, Dante A. Migliari5


1Doutora em Diagnóstico Bucal, Disciplina de Estomatologia Clínica, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) – São Paulo (SP), Brasil.
2Mestre em Odontologia-Diagnóstico Bucal - Doutoranda em Odontologia-Diagnóstico Bucal Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) – São Paulo (SP), Brasil.
3Mestre em Patologia Bucal - Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo - Doutoranda da Disciplina de Patologia Oral, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) – São Paulo (SP), Brasil.
4Professor Doutor da Disciplina de Estomatologia Clínica, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) – São Paulo (SP), Brasil.
5Professor Titular da Disciplina de Estomatologia Clínica, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) – São Paulo (SP), Brasil.

Recebido em 21.05.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 27.07.2010. * Trabalho realizado na Disciplina de Estomatologia Clínica, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo – São Paulo (SP), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Galletta VC, Artico G, Dal Vechio AMC, Lemos Júnior CA, Migliari DA. Tatuagem extensa por amálgama em mucosa gêngivo-alveolar. An Bras Dermatol. 2011;86(5):1019-21.

Correspondência:
Gabriela Artico Disciplina de Estomatologia Clínica Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo Av. Prof. Lineu Prestes, 2227, Cidade Universitária CEP: 05508-000, São Paulo, SP. Tel./Fax: (11) 3091-7883 e-mail: gzartico@usp.br

 

Resumo

Tatuagens por amálgama são lesões pigmentadas, exógenas, de frequente ocorrência na mucosa bucal, que resultam da introdução acidental de partículas de amálgama nos tecidos moles. O diagnóstico da tatuagem por amálgama é simples, geralmente, baseado em achados clínicos, complementado pela história recente ou pregressa de remoção de restauração por amálgama. Radiografias intraorais podem ser úteis na detecção de radiopacidade, associadas à partícula de amálgama. Nos casos em que as tatuagens por amálgama não permitem diferenciação de outras lesões melanocíticas, o exame histopatológico deve ser realizado. Os autores relatam à ocorrência de lesão extensa por tatuagem de amálgama com confirmação histopatológica.

Palavras-chave: AMÁLGAMA DENTÁRIO, MUCOSA BUCAL, PIGMENTAÇÃO



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações