Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 86 Número 5
Caso Clínico
Tatuagem extensa por amálgama em mucosa gêngivo-alveolar
Extensive amalgam tattoo on the alveolar-gingival mucosa
Vivian C. Galletta1, Gabriela Artico2, Aluana M. C. Dal Vechio3, Celso A. Lemos Jr4, Dante A. Migliari5
1Doutora em Diagnóstico Bucal, Disciplina de Estomatologia Clínica, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) – São Paulo (SP), Brasil.
2Mestre em Odontologia-Diagnóstico Bucal - Doutoranda em Odontologia-Diagnóstico Bucal Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP)
– São Paulo (SP), Brasil.
3Mestre em Patologia Bucal - Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo - Doutoranda da Disciplina de Patologia Oral, Faculdade de Odontologia
da Universidade de São Paulo (FOUSP) – São Paulo (SP), Brasil.
4Professor Doutor da Disciplina de Estomatologia Clínica, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) – São Paulo (SP), Brasil.
5Professor Titular da Disciplina de Estomatologia Clínica, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) – São Paulo (SP), Brasil.
Recebido em 21.05.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 27.07.2010. * Trabalho realizado na Disciplina de Estomatologia Clínica, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo – São Paulo (SP), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Galletta VC, Artico G, Dal Vechio AMC, Lemos Júnior CA, Migliari DA. Tatuagem extensa por amálgama em mucosa gêngivo-alveolar. An Bras Dermatol. 2011;86(5):1019-21.
Correspondência:
Gabriela Artico
Disciplina de Estomatologia Clínica
Faculdade de Odontologia, Universidade de São
Paulo
Av. Prof. Lineu Prestes, 2227, Cidade Universitária
CEP: 05508-000, São Paulo, SP.
Tel./Fax: (11) 3091-7883
e-mail: gzartico@usp.br
Tatuagens por amálgama são lesões pigmentadas, exógenas, de frequente ocorrência na mucosa bucal, que resultam da introdução acidental de partículas de amálgama nos tecidos moles. O diagnóstico da tatuagem por amálgama é simples, geralmente, baseado em achados clínicos, complementado pela história recente ou pregressa de remoção de restauração por amálgama. Radiografias intraorais podem ser úteis na detecção de radiopacidade, associadas à partícula de amálgama. Nos casos em que as tatuagens por amálgama não permitem diferenciação de outras lesões melanocíticas, o exame histopatológico deve ser realizado. Os autores relatam à ocorrência de lesão extensa por tatuagem de amálgama com confirmação histopatológica.
Palavras-chave: AMÁLGAMA DENTÁRIO, MUCOSA BUCAL, PIGMENTAÇÃO
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841