Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número 5

Caso Clínico

Ocorrência simultânea de necrobiose lipoídica ulcerada e granuloma anular em um paciente - Relato de caso

Simultaneous occurrence of ulcerated necrobiosis lipoidica


Fernanda Homem de Mello de Souza1, Camila Ferrari Ribeiro2, Marcela Abou Chami Pereira3, Lismary Mesquita4, Lincoln Fabrício5


1Médica especialista em dermatologia - Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba – Faculdade Evangélica do Paraná (Huec-Fepar) – Curitiba (PR), Brasil.
2Especializanda em dermatologia do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba – Faculdade Evangélica do Paraná (Huec-Fepar) – Curitiba (PR), Brasil.
3Médica especialista em dermatologia do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba – Faculdade Evangélica do Paraná (Huec-Fepar) – Curitiba (PR), Brasil.
4Médica patologista do Serviço de Dermatologia do Hospital de Caridade da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba – Curitiba (PR), Brasil.
5Médico especialista em dermatologia; chefe do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba – Faculdade Evangélica do Paraná (Huec-Fepar) – Curitiba (PR), Brasil

Recebido em 08.03.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 28.08.2010. * Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba – Faculdade Evangélica do Paraná (Huec-Fepar) – Curitiba (PR), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Souza FHM, Ribeiro CF, Pereira MAC, Mesquita L, Fabrício L. Ocorrência simultânea de necrobiose lipoídica ulcerada e granuloma anular em um paciente – Relato de caso. An Bras Dermatol. 2011;86(5):1007-10.

Correspondência:
Fernanda Homem de Mello de Souza R. Gal. Polli Coelho, 355, Tarumã 82800-180 Curitiba, PR E-mail: nandahms@gmail.com

 

Resumo

Ocorrência simultânea de granuloma anular e necrobiose lipoídica é rara. Sete casos dessa associação foram encontrados na literatura, sendo somente um de necrobiose lipoídica ulcerada. Relata-se caso de concomitância de granuloma anular e necrobiose lipoídica ulcerada, não associada a diabetes mellitus, em paciente masculino de 39 anos, com confirmação histopatológica.

Palavras-chave: DIABETES MELLITUS, GRANULOMA ANULAR, NECROBIOSE LIPOÍDICA, ÚLCERA CUTÂNEA



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações