Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 86 Número 5
Caso Clínico
Microepidemia familiar por Trichophyton tonsurans
Trichophyton tonsurans in a family microepidemic
Tânia Pereira Salci1, Maria Aparecida Salci2, Sonia Silva Marcon3, Paulo Hércules Biagi Salineiro4, Terezinha Inez Estivalet Svidzinski5
1Mestranda em biociências aplicadas à farmácia – Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Maringá (PR), Brasil.
2Mestre; docente do Departamento de Enfermagem – Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Maringá (PR), Brasil.
3Doutora; docente do Departamento de Enfermagem – Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Maringá (PR), Brasil.
4Especialista; bioquímico do Hospital Universitário de Maringá – Universidade Estadual de Maringá (HUM-UEM) – Maringá (PR), Brasil.
5Doutora; docente do programa de pós-graduação em biociências aplicadas à farmácia – Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Maringá (PR), Brasil.
Recebido em 17.06.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 08.08.10. * Trabalho realizado no Laboratório de Micologia Médica do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Maringá (PR), Brasil. Conflito Interesses: Nenhum Suporte Financeiro: Fundação Araucária Como citar este artigo: Salci TP, Salci MA, Marcon SS, Salineiro PHB, Svidzinski TIE. Microepidemia familiar por Trichophyton tonsurans. An Bras Dermatol. 2011;86(5):1003-6.
Correspondência:
Tânia Pereira Salci
Av. Colombo, 5.790, bloco J90, sala 11
Jardim Universitário
87020-900 Maringá, PR
E-mail: taniasalci@yahoo.com.br
Trichophyton tonsurans é um fungo dermatófito antropofílico de alta transmissibilidade que invade tecidos queratinizados. Relatamos um caso de microepidemia familiar causada por esse dermatófito no qual, apesar das ótimas condições de higiene, o fungo se manteve viável por vários anos, disseminando-se para todos os membros da família. A hipótese de que estivesse sendo mantido na residência da família foi confirmada após análise de amostras do domicílio, em que foram isoladas e identificadas culturas puras do fungo. Após o diagnóstico, a residência foi desinfetada e todos os membros da família receberam tratamento oral concomitantemente.
Palavras-chave: FAMÍLIA, TERAPÊUTICA, TINHA, TRICHOPHYTON
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841