Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 86 Número 5
Dermatopatologia
Doença de Dowling-Degos: apresentação clínica e histopatológica clássica
Dowling-Degos disease: classic clinical and histopathological presentation
Carolina Cotta Zimmermann1, Deborah Sforza2, Priscila Marques de Macedo2, Luna Azulay-Abulafia3, Maria de Fatima G. S. Alves3, Sueli Coelho da S. Carneiro4
1Residente; médica dermatologista do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
2Pós-graduanda; médica dermatologista do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
3Doutora; professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
4Doutora; professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil
Recebido em 01.08.2010. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 31.08.2010. * Trabalho realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Zimmermann CC, Sforza D, Macedo PM, Azulay-Abulafia L, Alves MFGS, Carneiro SCS. Doença de Dowling-Degos: apresentação clínica e histopatológica clássica. An Bras Dermatol. 2011;86(5):979-82.
Correspondência:
Carolina Cotta Zimmermann
Rua Sambaíba, 304, Leblon
22450-190 Rio de Janeiro, RJ
Tel.: (21) 3936-6506
E-mail: carolczim@gmail.com
A doença de Dowling-Degos é uma genodermatose rara que consiste numa desordem pigmentar reticulada. Caracteriza-se pela presença de máculas hiperpigmentadas nas regiões flexurais com distribuição em rede; lesões tipo comedão no dorso e na região cervical; e cicatrizes cribriformes na face, particularmente periorais. Apresentamos um caso de um paciente de 51 anos, masculino, com lesões tipo macrocomedões, cicatrizes cribriformes, cistos e máculas hipercrômicas no dorso, tórax anterior, xilas, pescoço, região genital e face. Relatava ter dois filhos, três irmãos e o pai com quadro semelhante. As biópsias de pele foram características da doença de Dowling-Degos, mostrando dilatação folicular, epiderme digitiforme, com áreas de aspecto de “chifre de veado” e focos de hiperpigmentação da camada basal.
Palavras-chave: DERMATOPATIAS GENÉTICAS, HIPERPIGMENTAÇÃO, QUERATINA-5
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841