Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número 5

Investigação

Estudo epidemiológico das doenças dermatológicas imunologicamente mediadas na cavidade oral

An epidemiological study of immune-mediated skin diseases affecting the oral cavity


Cyntia Helena Pereira de Carvalho1, Bruna Rafaela Martins dos Santos2, Camila de Castro Vieira3, Emeline das Neves de Araújo Lima4, Pedro Paulo de Andrade Santos4, Roseana de Almeida Freitas5


1Mestre – Professora da disciplina de Microbiologia Bucal da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – Patos (PB), Brasil
2Mestre – Aluno (a) de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Patologia Oral da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Natal (RN), Brasil
3Graduação - Aluna de graduação do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Natal (RN), Brasil.
4Mestre – Aluno (a) de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Patologia Oral da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Natal (RN), Brasil.
5Phd - Professora do Programa de Pós-Graduação em Patologia Oral da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Natal (RN), Brasil.

Recebido em 01.09.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 17.10.10. * Trabalho realizado no Serviço de Anatomia Patológica da Disciplina de Patologia Oral da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Natal (RN), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Carvalho CHP, Santos BRM, Vieira CC, Lima ENA, Santos PPA, Freitas RA. Estudo epidemiológico das doenças dermatológicas imunologicamente mediadas na cavidade oral. An Bras Dermatol. 2011;86(5):905-9.

Correspondência:
Cyntia Helena Pereira de Carvalho Departamento de Odontologia Av. Senador Salgado Filho, 1787 - Lagoa Nova CEP 59056-000, Natal - RN E-mail: cyntia_helena@yahoo.com.br

 

Resumo

FUNDAMENTO: As doenças dermatológicas imunologicamente mediadas compõem diversas patologias que apresentam formas variadas de manifestação no organismo.
OBJETIVO: Foi proposição desta pesquisa, estabelecer a prevalência das principais doenças dermatológicas imunoloicamente mediadas que apresentam manifestação oral.
MÉTODOS: Foram avaliados laudos histopatológicos de 10.292 casos arquivados no Serviço de Anatomia Patológica da Disciplina de Patologia Oral da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no período de 1988 a 2009. Dos casos diagnosticados como algum tipo de doença em estudo, coletaram-se dados clínicos como sexo, idade, raça, sítio anatômico e sintomatologia das doenças.
RESULTADOS: Do total de casos registrados, no serviço supracitado, 82 (0,8%) corresponderam a doenças dermatoógicas imunologicamente mediadas com manifestação na cavidade oral. As doenças encontradas neste estudo foram: líquen plano oral, pênfigo vulgar e penfigoide benigno das membranas mucosas, sendo o líquen plano oral a lesão mais prevalente, representando 68,05% dos casos analisados, dos quais 64,3% apresentavam-se em mulheres, sendo a mucosa jugal o sítio anatômico mais acometido (46,8%).
CONCLUSÃO: A ocorrência de doenças dermatológicas imunologicamente mediadas que apresentam manifestação oral ainda é um fato incomum, semelhante ao observado na maioria das regiões mundiais. No entanto, a busca pelo diagnóstico precoce é um requisito essencial para a condução do tratamento dessas doenças, tendo em vista o possível comprometimento sistêmico do organismo nos pacientes.

Palavras-chave: LÍQUEN PLANO BUCAL, PENFIGÓIDE MUCOMEMBRANOSO BENIGNO, PENFIGO



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações