Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número 5

Artigo Especial

Doenças dermatológicas de notificação compulsória no Brasil

Dermatological diseases of compulsory notification in Brazil



Recebido em 10.08.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 30.11.2010. * Trabalho realizado no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Universidade do Vale do Paraíba (IP&D - UNIVAP) – São José dos Campos (SP), Brasil. Suporte Financeiro: Programa de bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Conflito Interesses: Nenhum. Como citar este artigo: Penna GO, Domingues CMAS, Siqueira JB Jr, Elkhoury ANSM, Cechinel MP, Grossi MAF, Gomes MLS, Sena JM, Pereira GFM, Lima FEF Jr, Segatto TCV, Melo FC, Rosa FM, Silva MM. Doenças dermatológicas de notificação compulsória no Brasil. An Bras Dermatol. 2011;86(5):865-77.

Correspondência:
Gerson Oliveira Penna SQN 112 Bloco J Apto 307 70762-100 Brasília – DF. e-mail: gpenna@fiocruz.br

 

Resumo

A estruturação do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica do Brasil, em 1975, tornou obrigatória a notificação de algumas doenças transmissíveis com o objetivo de reduzir a carga destes eventos no país. Entretanto, as alterações no perfil epidemiológico destas doenças, associadas a características da sociedade contemporânea, determinam a constante adequação das atividades de vigilância a este cenário. Neste manuscrito, são descritos epidemiologia, tendências e diagnóstico diferencial das seguintes doenças dermatológicas de notificação compulsória no Brasil: aids, dengue, hanseníase, leishmaniose tegumentar americana, sarampo, rubéola e síndrome da rubéola congênita e sífilis. Também são apresentados os principais desafios atuais para o controle e prevenção para cada uma dessas doenças no Brasil.

Palavras-chave: BRASIL, DENGUE, HANSENÍASE, RUBÉOLA (SARAMPO ALEMÃO), SARAMPO, SÍFILIS, SÍNDROME DE IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA, SÍNDROME DE RUBÉOLA CONGÊNITA, VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações