Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 86 Número S1
Caso Clínico
Líquen plano hipertrófico disseminado: relevante resposta à acitretina
Thais Jerez Jaime1, Tatiana Jerez Jaime2, Bianca de Mello Guaraldi1, Daniel Fernandes Melo3, Thiago Jeunon4, Claudio Lerer5
1Pos graduanda do terceiro ano em Dermatologia do Hospital Naval Marcílio Dias – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
2Preceptora do Departamento de Dermatologia da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) – Mogi das Cruzes (SP), Brasil.
3Preceptor do Departamento de Dermatologia do Hospital Naval Marcílio Dias – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
4Preceptor e chefe do departamento de Dermatolopatologia do serviço de Dermatologia do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
5Preceptor e chefe do serviço de Dermatologia do Hospital Naval Marcílio Dias - Preceptor do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay – Santa
Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro (IDPA – SCMRJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
Recebido em 17.08.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 28.09.2010. * Trabalho realizado no: Hospital Naval Marcílio Dias – Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Jaime TJ, Jaime TJ, Guaraldi BM, Melo DF, Jeunon T, Lerer C. Líquen plano hipertrófico disseminado: relevante resposta à acitretina. An Bras Dermatol. 2011;86(4 Supl 1):S96-9.
Correspondência:
Thais Jerez Jaime
Alameda Honduras, 270 - Alphaville 2
Alphaville
06470-130 Barueri SP
Tel.celular: (21)7813- 3561/ (11) 4195-3363
E-mail: thaisjerez@yahoo.com.br
O líquen plano hipertrófico é uma variante do líquen plano, com pronunciada hiperplasia epidérmica em resposta à coçadura persistente. Clinicamente, caracterizam-se por placas hiperceratósicas, simétricas, de coloração cinza-violácea, com predileção pela região pré-tibial. O prurido intenso, a refratariedade aos tratamentos convencionais e a possibilidade de associação de um carcinoma epidermoide às lesões de longa duração impõem um tratamento eficaz. Os corticoides são considerados o tratamento de primeira linha e podem ser aplicados topicamente ou empregados de forma sistêmica. Outras modalidades terapêuticas propostas são a fototerapia com UVB-NB ou PUVA, imunossupressores e retinoides sistêmicos, com destaque para a acitretina. Relatamos um caso com apresentação clínica exuberante e excelente resposta à acitretin, totalizando um seguimento de nove meses.
Palavras-chave: ACITRETINA, IMUNOSSUPRESSORES, LÍQUEN PLANO, PREDNISONA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841