Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número 4

Imagens em Dermatologia Tropical

Tinea granulomatosa de Majocchi

Majocchi´s Granuloma


Aline Lopes Bressan1, Roberto Souto da Silva2, João Carlos Macedo Fonseca3, Maria de Fátima G. Scotelaro Alves 4


1Pós-graduada em dermatologia no Hospital Universitário Pedro Ernesto; médica auxiliar da enfermaria de dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
2Especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia; médico auxiliar do ambulatório de dermatologia geral do Hospital Universitário Pedro Ernesto – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
3Mestre e doutor em dermatologia; professor adjunto de dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto – Rio de Janeiro (RJ), Brasil
4Doutora em dermatologia; professora adjunta de dermatologia; responsável pelo setor de dermatopatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto – Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Recebido em 06.05.2010. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 24.05.2010 . * Trabalho realizado no serviço de dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto – Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Bressan AL, Souto RS, Fonseca JCM, Alves MFGS. Tinea granulomatosa de Majocchi. An Bras Dermatol. 2011;86(4):797-8.

Correspondência:
Aline Lopes Bressan Rua Cachambi, 34/402 – Méier 20775-182 Rio de Janeiro - RJ Tel.: (21) 2201-3590 E-mail: alinebressan@ig.com.br

 

Resumo

Relata-se o caso de um homem de 45 anos com dermatofitose superficial de longa data, tratado, inadvertidamente, com corticoide e antibiótico, com progressão subsequente para a forma profunda, conhecida como granuloma de Majocchi. O tratamento com terbinafina VO foi curativo.

Palavras-chave: CORTICOSTERÓIDES, GRANULOMA, MICOSES



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações