Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 86 Número 4
Imagens em Dermatologia Tropical
Rinosporidiose: manifestação cutânea
Rhinosporidiosis - Cutaneous manifestation
Andrelou Fralete Ayres Vallarelli1, Silvânia Pinheiro Rosa2, Elemir Macedo de Souza3
1Doutor em consultório privado – São Paulo (SP), Brasil.
2Médica dermatologista e especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia; consultório privado – São Paulo (SP), Brasil.
3Professor-assistente e livre-docente da disciplina de dermatologia do departamento de clínica médica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – São Paulo (SP), Brasil.
Recebido em 14.03.2010. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 31.08.2010 . * Trabalho realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – São Paulo (SP), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Vallarelli AFA, Rosa SP, Souza EM. Rinosporidiose - manifestação cutânea. An Bras Dermatol. 2011;86(4):795-6.
Correspondência:
Andrelou Fralete Ayres Vallarelli
Rua Dr. Antônio da Costa Carvalho, 577 –
Ap. 91 – Cambuí
13024-050 Campinas - SP
Telefones: (19) 3234-2404
E-mail: andrelou@uol.com.br
A rinosporidiose é uma doença infecciosa zooantropofílica mucocutânea causada pelo Rhinosporidium seeberi. Caracteriza-se por massa polipoide, séssil ou pedunculada, eritematosa, moriforme e friável, principalmente, nas mucosas nasais e oculares. A ocorrência na pele é ocasional, por disseminação a partir da mucosa adjacente, inoculação direta ou generalização via hematogênica. Os autores apresentam o caso clínico de um menino de oito anos de idade, com lesão isolada localizada no epicanto medial do olho direito.
Palavras-chave: DOENÇAS PARASITÁRIAS, DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS, RHINOSPORIDIUM, RINOSPORIDIOSE
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841