Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 86 Número 4
Imagens em Dermatologia
Lentigo maligno tratado com imiquimode tópico: o valor da dermatoscopia no monitoramento clínico
Lentigo maligna treated with topical imiquimod: dermatoscopy usefulness in clinical monitoring
Mariana Carvalho Costa1, Leonardo Spagnol Abraham2, Carlos Barcaui3
1Médica; pós-graduanda em dermatologia no Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro (IDPRDA/SCMRJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
2Mestrando em anatomia patológica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); preceptor do ambulatório de dermatoscopia e alopecias do
Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro (IDPRDA/SCMRJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil
3Doutor em dermatologia pela Universidade de São Paulo (USP); professor associado e coordenador do ambulatório de dermatoscopia do Instituto de
Dermatologia Prof. Rubem David Azulay da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro (IDPRDA/SCMRJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
Recebido em 29.09.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 28.10.10. * Trabalho realizado no Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro (IDPRDA/SCMRJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Conflict of interest: None Financial funding: None Como citar este artigo: Costa MC, Abraham LS, Barcaui C. Lentigo maligno tratado com imiquimode tópico: o valor da dermatoscopia no monitoramento clínico. An Bras Dermatol. 2011;86(4):792-4.
Correspondência:
Mariana Carvalho Costa
SHLS 716, Centro Clínico Sul
Torre II, sala 18, Asa Sul
70.390-700, Brasília - DF
Tel./Fax: 61 3346-8940 / 61 3346-1614
A dermatoscopia tem seu uso consagrado na avaliação diagnóstica de lesões melanocíticas. Recentemente, entretanto, tem se revelado também como importante ferramenta no acompanhamento da resposta terapêutica em diversas dermatoses. Relatamos o caso de uma paciente idosa, com diagnóstico de lentigo maligno de difícil manejo cirúrgico, para a qual optamos pelo uso do imiquimode tópico. O acompanhamento dermatoscópico dessa alternativa terapêutica se mostrou de grande utilidade.
Palavras-chave: DERMOSCOPIA, MELANOMA, MONITORAMENTO, TERAPÊUTICA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841