Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número 4

Caso Clínico

Papiloma invertido (Papiloma Schneideriano) com envolvimento da cavidade oral: relato de caso incomum

Inverted papilloma (Schneiderian papilloma) with involvement of the oral cavity: report of an unusual case


Marta Rabello Piva1, Thiago de Santana Santos2, Paulo Ricardo Saquete Martins Filho3, Paulo Nand Kumar4, Liane Maciel Almeida Souza5, Luiz Carlos Ferreira da Silva6


1Doutora em Patologia Bucal pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Professora de Patologia Bucal da Universidade Federal de Sergipe (UFS) – São Cristóvão (SE), Brasil.
2Mestre em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pela Faculdade de Odontologia de Pernambuco da Universidade de Pernambuco (FOP - UPE) - Aluno do Doutorado em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FORP - USP) – Ribeirão Preto (SP), Brasil.
3Mestre em Ciências da Saúde pelo Núcleo de Pós- graduação em Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS) - Professor Substituto de Diagnóstico Oral da Universidade Federal de Sergipe (UFS) – São Cristóvão (SE), Brasil.
4Cirurgião-dentista pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) - Cirurgião-dentista da Unidade de Odontologia Hospitalar do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) – Aracaju (SE), Brasil.
5Doutora em Implantodontia pela Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic (SLMANDIC) - Professora de Cirurgia Oral I da Universidade Federal de Sergipe (UFS) – São Cristóvão (SE), Brasil
6Doutor em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pela Faculdade de Odontologia de Pernambuco da Universidade de Pernambuco (FOP - UPE) - Professor de Cirurgia Oral II da Universidade Federal de Sergipe (UFS) – São Cristóvão (SE), Brasil .

Recebido em 08.02.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 06.07.2010. * Trabalho realizado na: Universidade Federal de Sergipe (UFS) e na Faculdade de Odontologia de Pernambuco da Universidade de Pernambuco (FOP - UPE) – Camaragibe (PE), Brasil. Suporte financeiro: Nenhum Conlito de interesse: Nenhum Como citar este artigo: Piva MR, Santos TS, Martins Filho PRS, Kumar PN, Souza LMA, Silva LCF. Papiloma invertido (Papiloma Schneideriano) com envolvimento da cavidade oral: relato de caso incomum. An Bras Dermatol. 2011;86(4):779-83.

Correspondência:
Thiago de Santana Santos Universidade Federal de Sergipe - Departamento de Odontologia Rua Cláudio Batista s/n, - Sanatório - CEP: 49000-000 Aracaju – Sergipe E-mail: thiago.ctbmf@yahoo.com.br

 

Resumo

O papiloma invertido schneideriano é uma neoplasia de origem no epitélio de revestimento que surge da mucosa respiratória revestindo a cavidade nasal e os seios paranasais. Frequentemente, surge como uma lesão unilateral no septo nasal e estende-se secundariamente para o nariz e os seios paranasais. Este trabalho relata um caso incomum desta patologia, com o envolvimento da cavidade oral em um homem branco, de 61 anos de idade, cuja avaliação clínica revelou uma massa vegetante no rebordo alveolar direito da maxila, com duração de aproximadamente 4 meses. Após avaliação radiográfica, constatou-se o envolvimento do seio maxilar. A análise microscópica, hibridização in situ e análise imunoistoquímica da peça cirúrgica levaram a um diagnóstico de displasia moderada em PIS associado à infecção por HPV.

Palavras-chave: HIBRIDIZAÇÃO IN SITU, IMUNO-HISTOQUÍMICA, PAPILOMA INVERTIDO, PATOLOGIA BUCAL



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações