Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número 4

Caso Clínico

Nevo da epidermólise bolhosa: caso clínico e revisão da literatura

Epidermolysis bullosa nevus: case report and literature review


Carolina Porto Cotrim1, Fernanda Tolstoy de Simone2, Ricardo Barbosa Lima3, Carlos Baptista Barcaui4, Maria Auxiliadora Jeunon Sousa5, Gabriela Lowy6


1Médica formada pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) - Pós-Graduação em Dermatologia pelo Hospital Universitário Gaffrée e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (HUGG - UNIRIO) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil
2Residência em Dermatologia pelo Hospital Universitário Gaffrée e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (HUGG – UNIRIO) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
3Pós-Graduação em Dermatologia pelo Hospital Universitário Gaffrée e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (HUGG – UNIRIO) - Professor Adjunto do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (HUGG – UNIRIO) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
4Doutor em Dermatologia pela Universidade de São Paulo (USP) - Professor Associado do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (IDPRDA – SCMRJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
5Professora Aposentada da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) - Diretora Médica do Investigação em Dermatologia S/C Ltda. – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
6Livre Docência em Dermatologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) - Professora Titular Aposentada do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (HUGG –UNIRIO) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Recebido em 04.05.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 12.07.10. * Trabalho realizado no: Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO – Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Conflito Interesses: Nenhum Suporte Financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Cotrim CP, Tolstoy de Simone F, Lima RB, Barcaui CB, Jeunon Sousa MA, Lowy G. Nevo da epidermólise bolhosa: caso clínico e revisão da literatura. An Bras Dermatol. 2011;86(4):767-71.

Correspondência:
Carolina Porto Cotrim Rua João Rebelo, 376, Cândida Câmara. 39.401-036 Montes Claros - Minas Gerais, MG. E-mail: carol-cotrim@hotmail.com

 

Resumo

Lesões melanocíticas adquiridas assemelhando-se à melanoma têm sido descritas nos principais grupos da Epidermólise bolhosa, e referidas como "Nevos da Epidermólise bolhosa''''''''. Induzem facilmente ao erro diagnóstico, apesar de nenhuma transformação maligna ter sido descrita. Relatamos o desenvolvimento de um nevo melanocítico adquirido grande no local de bolhas recorrentes em uma criança de 5 anos portadora de Epidermólise bolhosa simples. O padrão dermatoscópico global foi sugestivo de benignidade, e os achados histopatológicos foram compatíveis com um nevo melanocítico composto. Este é o primeiro caso de um Nevo da Epidermólise bolhosa publicado na literatura brasileira.

Palavras-chave: BIÓPSIA, DERMOSCOPIA, EPIDERMÓLISE BOLHOSA, MELANOMA, NEVO PIGMENTADO



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações