Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número 4

Caso Clínico

Granulomas do pênis - uma complicação rara da terapia intravesical com Bacilo Calmette-Guérin

Granulomas of the penis - A rare complication intravesical therapy with Bacillus Calmette-Guerin


Sara Isabel Alcântara Lestre1, Catarina Diogo Gameiro2, Alexandre João1, Maria João Paiva Lopes1


1Especialista em Dermatovenereologia – Serviço de Dermatologia do Hospital Santo António dos Capuchos – Lisboa, Portugal.
2Residente de Urologia – Serviço de Urologia do Hospital de São José – Lisboa, Portugal

Recebido em 21.12.2009. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 21.06.2010. * Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia do Hospital Santo António dos Capuchos, Centro Hospitalar de Lisboa-Central, Lisboa Serviço de Urologia, Hospital de São José – Lisboa, Portugal. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Lestre SI, Gameiro CD, João A, Lopes MJ. Granulomas do pênis - uma complicação rara da terapia intravesical com Bacilo Calmette-Guérin. An Bras Dermatol. 2011;86(4):759-62

Correspondência:
Sara Lestre Serviço de Dermatologia, Hospital Santo António dos Capuchos Alameda Santo António dos Capuchos 1150-314 Lisboa – Portugal E-mail: saralestre@gmail.com

 

Resumo

A imunoterapia com o Bacilo Calmette-Guérin é amplamente usada no tratamento e profilaxia da neoplasia urotelial superficial. As complicações associadas ao tratamento são comuns. Os autores relatam um caso de inflamação granulomatosa do pênis, associada à terapia intravesical com Bacilo Calmette-Guérin, com múltiplos nódulos eritematosos indolores localizados na glande. É também efetuada uma revisão da literatura. A balanopostite granulomatosa é uma complicação rara associada à imunoterapia com Bacilo Calmette-Guérin, com uma apresentação clinicamente heterogênea que pode dificultar o diagnóstico. O seu reconhecimento clínico é essencial para o início precoce de tuberculostáticos e interrupção de Bacilo Calmette-Guérin.

Palavras-chave: ADMINISTRAÇÃO INTRAVESICAL, ANTITUBERCULOSOS, INFLAMAÇÃO, MYCOBACTERIUM BOVIS, PÊNIS



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações