Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número 4

Investigação

Modelos experimentais de desnutrição e sua influência no trofismo cutâneo *

Experimental models of malnutrition and its effect on skin trophism


Saulo Nani Leite1, Alceu Afonso Jordão Júnior2, Thiago Antônio Moretti de Andrade3, Daniela dos Santos Masson3, Marco Andrey Cipriani Frade4


1Mestre; pós-graduando do Programa Interunidades em Bioengenharia da Escola de Engenharia de São Carlos, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo (SP), Brasil.
2Doutor; professor da divisão de nutrologia do departamento de clínica médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP – USP) – São Paulo (SP), Brasil.
3Mestre; pós-graduando(a) do departamento de clínica médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP USP) – São Paulo (SP), Brasil.
4Doutor (Pós-Doutorado); professor doutor da divisão de dermatologia do departamento de clínica médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) – São Paulo (SP), Brasil.

Recebido em 09.03.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 13.09.2010. * Trabalho realizado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP – USP) – São Paulo (SP), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: FAEPA-HC-FMRP/USP, CNPq; CAPES Como citar este artigo: Leite SN, Jordão AA, Andrade TAM, Masson DS, Frade MAC. Modelos experimentais de desnutrição e sua influência no trofismo cutâneo. An Bras Dermatol. 2011;86(4):681-8.

Correspondência:
Marco Andrey Cipriani Frade Divisão de Dermatologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo Avenida dos Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre 14049-900 Ribeirão Preto – São Paulo – SP E-mail: mandrey@fmrp.usp.br

 

Resumo

FUNDAMENTOS: A pele, para exercer suas funções, necessita de níveis adequados de nutrientes.
OBJETIVO: Analisar o trofismo cutâneo de ratos nutridos e desnutridos por meio de dois modelos de desnutrição.
MÉTODOS: No Modelo Marasmo, utilizaram-se 60 ratos Wistar em controle dietético, dos quais 30 foram selecionados aleatoriamente para receber metade da dieta diária durante 60 dias. No Modelo Gelatina, empregaram-se 60 ratos, dos quais 30 receberam dieta associada a proteína de baixa qualidade (gelatina) durante 30 dias. Avaliou-se o estado nutricional dos animais por meio da massa corporal, dos sinais clínicos e da dosagem de albumina sérica. Após o período de desnutrição, fez-se a histologia da pele dos animais para análise da espessura da derme e epiderme com o software Leica Application Suite; nas lâminas coradas com tricrômio de Gomori, analisou-se a colagênese com o software ImageJ.
RESULTADOS: A massa corporal dos animais desnutridos pelo marasmo e gelatina foi significativamente menor (p<0,0001 e p<0,0001) do que a dos grupos nutridos. Quanto à albumina sérica, não houve diferença entre os grupos nos dois modelos. Em relação à análise histológica da espessura da pele, os desnutridos apresentaram a derme significativamente menos espessa em comparação aos nutridos (p<0,0001 e p<0,0001). No que respeita à colagênese, os grupos desnutridos apresentaram menores percentuais de colágeno em relação aos nutridos (p<0,0005 e p<0,003).
CONCLUSÕES: Os animais desnutridos pelos dois modelos apresentaram diminuição na espessura dérmica, confirmada histologicamente pelo menor percentual de colágeno, mostrando a influência negativa da desnutrição no trofismo cutâneo.

Palavras-chave: CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS, COLÁGENO, GELATINA, MAMARASMO NUTRICIONA, MODELOS ANIMAIS, PROCESSAMENTO DE IMAGEM ASSISTIDA POR COMPUTADOR



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações