Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número 4

Investigação

Estimativa do custo do tratamento do câncer de pele tipo não-melanoma no Estado de São Paulo - Brasil

An estimate of the cost of treating non-melanoma skin cancer in the state of São Paulo, Brazil


Reynaldo José Sant'Anna Pereira de Souza1, Adriana P. Mattedi2, Marcelo P. Corrêa3, Marcelo L. Rezende4, Ana Cláudia Andrade Ferreira5


1Mestrado – Coordenador do Hospital do Câncer de Franca – Franca (SP), Brasil.
2Doutorado – Docente do Departamento de Matemática e Ciências da Computação do Instituto de Ciências Exatas - Universidade Federal de Itajubá (DMCICE - UNIFEI) – Itajubá (MG), Brasil.
3Pós-doutorado – Docente do Instituto de Recursos Naturais – Universidade Federal de Itajubá (IRN - UNIFEI) - Itajubá (MG), Brasil.
4Doutorado - Docente do Departamento de Ciências Exatas – Universidade Federal de Alfenas (DCE - UNIFAL) – Alfenas (MG), Brasil.
5Graduanda em Administração de Empresas - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – Itajubá (MG), Brasil.

Recebido em 01.04.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 26.09.2010. * Trabalho realizado no Hospital do Câncer de Ribeirão Preto - Fundação SOBECCan – Ribeirão Preto (SP), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Souza RJS, Mattedi AP, Corrêa MP, Rezende ML, Ferreira ACA. Estimativa do custo do tratamento do câncer de pele tipo não-melanoma no Estado de São Paulo – Brasil. An Bras Dermatol. 2011;86(4):657-62.

Correspondência:
Reynaldo José Sant''''Anna Pereira de Souza Hospital do Câncer de Franca Av. Presidente Vargas, 2953 - Jardim Petráglia 14409-055 Franca (SP) – Brasil E-mail: reynaldo@solamigo.org

 

Resumo

FUNDAMENTOS: O câncer de maior incidência no Brasil é o de pele não-melanoma, que afeta aproximadamente 0,06% da população. Não existem políticas públicas para sua prevenção e o impacto econômico do seu diagnóstico não tem sido avaliado.
OBJETIVOS: Estimar os custos do diagnóstico e tratamento do câncer de pele não-melanoma no Estado de São Paulo entre 2000 a 2007 e compará-los com os do melanoma cutâneo no mesmo período.
MÉTODOS: Foi utilizado como modelo de procedimento o projeto diretriz Clinical Practice Guidelines in Oncology, (National Comprehensive Cancer Network), adequado aos procedimentos da Fundação SOBECCan - Hospital do Câncer de Ribeirão Preto - SP. Os custos estimados baseiam-se nos valores do tratamento médico pagos pelos setores público e privado em 2007.
RESULTADOS: Os valores médios de custo individual do tratamento anual do câncer de pele não-melanoma são muito mais baixos do que os estimados para o tratamento do melanoma cutâneo. Entretanto, observados os gastos totais no tratamento do câncer de pele não-melanoma, percebe-se que os 42.184 casos deste câncer em São Paulo, no período estudado, fazem com que o custo total do seu tratamento seja 14% superior ao dos 2.740 casos de melanoma cutâneo registrados no mesmo período para o SUS. Porém, para o sistema privado, o gasto total é, aproximadamente, 34% menor para o tratamento do câncer de pele não-melanoma.
CONCLUSÃO: O elevado número de casos de câncer de pele não-melanoma no Brasil - com 114 mil novos casos previstos para 2010, sendo 95% diagnosticados em estágios precoces - representa um impacto financeiro ao sistema público e aos sistemas privados de saúde de cerca de R$ 37 milhões e R$ 26 milhões ao ano, respectivamente.

Palavras-chave: AVALIAÇÃO DE CUSTO-EFETIVIDADE, CARCINOMA BASOCELULAR, CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS, CUSTOS DE CUIDADOS DE SAÚDE



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações