Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 86 Número 4
Educação médica continuada
Líquen plano oral
Oral lichen planus
Marcello Menta Simonsen Nico1, Juliana Dumet Fernandes2, Silvia Vanessa Lourenço3
1Doutor – Professor-doutor – Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – Ambulatório de Estomatologia da
Divisão de Dermatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP – São Paulo (SP), Brasil
2Doutora – Universidade de São Paulo – Professora-auxiliar de Dermatologia na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) – Feira de Santana (BA), Brasil.
3Livre-docente – Professora-associada do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo – São Paulo(SP), Brasil.
Recebido em 20.09.2010. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 25.10.2010. * Trabalho realizado no Ambulatório de Estomatologia da Divisão de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – São Paulo (SP), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Nico M, Fernandes JD, Lourenço SV. Líquen plano oral. An Bras Dermatol. 2011;86(4):633-43.
Correspondência:
Marcello Menta Simonsen Nico
Rua Itapeva, 500 - 3º andar
01332-000 São Paulo (SP) – Brasil
Tel.: 11 3288 9935
O líquen plano da mucosa oral (LPO) é afecção relativamente comum, que pode aparecer isolado ou associado ao líquen plano cutâneo, havendo, no entanto, significantes diferenças clínico-evolutivas: o LPO tende a ser crônico, recidivante e de difícil tratamento, levando a importante morbidade, principalmente em sua forma erosiva. Novas formas clínicas agressivas têm sido salientadas na literatura, como a forma gingivo-vulvar. Este artigo revisa a etiopatogenia, as formas clínicas, a diagnose diferencial e laboratorial, a prognose e o tratamento do LPO, além de mencionar, brevemente, a experiência dos autores com esta enfermidade, vivida no Ambulatório de Estomatologia da Divisão de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Palavras-chave: LÍQUEN PLANO, LÍQUEN PLANO BUCAL, MEDICINA BUCAL
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841