Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número 3

Caso Clínico

Tuberculose cutânea e carcinoma de células escamosas

Cutaneous tuberculosis and squamous-cell carcinoma


Milanka S Ljubenovic1, Dragisa B Ljubenovic2, Ivana I Binic3, Aleksandar S Jankovic4, Snezana A Jancic5


1Dermatovenereologist, Head of the Photolaser and Physiotherapy Department, Clinic of Dermatovenereology, Nis, Serbia.
2MD. Head of the Anesthesiology and Reanimatology Unit, Department of Maxillofacial Surgery, Stomatology Clinic, Nis, Serbia.
3PhD. Professor of Dermatovenereology, Nis Medical School, Serbia.
4PhD. Dermatovenereologist, Nis Clinic of Dermatovenereology, Serbia.
5Professor of Pathology, Kragujevac School of Medicine, Serbia

Recebido em 04.04.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 19.06.2010. * Study conducted at the Clinic of Dermatovenereology, Nis, Serbia and Stomatology Clinic, Department of Maxillofacial Surgery, Nis, Serbia. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum

Correspondência:
Milanka S Ljubenovic Clinic of Dermatology and Venereology, Clinical Center Nis Blvd dr Zorana Djindjica 48 18000 Nis Serbia Telephone: 381 64 61 57 965 E-mail: milanka_ljubenovic@yahoo.com

 

Resumo

A incidência de todas as formas de tuberculose cutânea, incluindo o lúpus vulgar (a forma mais comum) diminuiu progressivamente nos países desenvolvidos durante o século XX e esta mudança foi atribuída a melhores condições de vida e uso de terapia específica. Apesar da diminuição da TBC cutânea, alguns casos ainda são detectados hoje em dia e o diagnóstico acurado e o tratamento apropriado são fundamentais para os doentes e a saúde pública. A TBC cutânea quando prolongada, diagnosticada erroneamente ou não tratada pode levar a diferentes neoplasias. Este é o relato de um caso de lúpus vulgar na pele do rosto de uma paciente do sexo masculino, agricultor, de 74 anos de idade. Durante a terapia antituberculosa ele desenvolveu um tumor na pele da testa, histologicamente confirmado como carcinoma de células escamosas.

Palavras-chave: CARCINOMA, NEOPLASIAS CUTÂNEAS, TUBERCULOSE CUTÂNEA



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações