Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número 3

Revisão

Fator de proteção solar: significado e controvérsias*

Sun protection factor: meaning and controversies *


Sergio Schalka1, Vitor Manoel Silva dos Reis2


1Mestre em Dermatologia – Professor-associado de Dermatologia – Universidade de Santo Amaro (UNISA) – São Paulo (SP), Brasil.
2Doutor em Dermatologia – Professor de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) – São Paulo (SP), Brasil.

Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 12.05.2010.* Trabalho realizado em clínica privada – São Paulo (SP), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum

Correspondência:
Sergio Schalka Av. Dr. Carlos de M. Barros, 304 06023 000 Osasco (SP) – Brasil schalka@terra.com.br

 

Resumo

O Fator de Proteção Solar (FPS) é o principal dado para quantificação da eficácia fotoprotetora de um filtro solar, sendo universalmente aceito. Seu método é baseado na determinação da Dose Eritematosa Mínima (DEM), definida como sendo a menor quantidade de energia necessária para o desencadeamento de eritema, em áreas de pele protegidas e não protegidas pelo produto em estudo. O valor do FPS é, então, calculado como a razão numérica entre a DEM da pele Protegida e a da pele não protegida. A primeira publicação demonstrando um método para determinação do valor do FPS foi apresentada em 1978 pela agência norte-americana FDA, seguida por outras publicações do próprio FDA e de outras agências regulatórias internacionais. Apesar de ser considerado o método referência para quantificação da eficácia fotoprotetora de produtos tópicos, existem controvérsias na literatura acerca do método para determinação do FPS e sobre as implicações das reais condições de uso na proteção atingida na prática pelos usuários.

Palavras-chave: DERMATOLOGIA, QUEIMADURA SOLAR, PROTETORES DE RAIOS SOLARES



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações