Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 81 Número S3
Caso Clínico
Redistribuição da gordura corporal induzida pelos inibidores de protease em pacientes com Aids
Redistribution of body fat induced by HIV protease inhibitors in patients with AIDS
MARIA CRISTINA D' ASCENÇÃO MANSUR1, ROSYANE RENA DE FREITAS2, FELIPE TORRES RABÊLO3, LEONORA MANSUR4, FÁBIO TORRES RABÊLO2, FRANK CÉSAR MONTEIRO SANTIAGO2, THAÍS DE OLIVEIRA2, FRANCELINE QUINTÃO AZEVEDO5
1Pós-Doutorado na Universidade da Califórnia, San Francisco - California - EUA; Professora da Universidade Federal de Juiz de Fora - Juiz de Fora (MG), Brasil.
2Acadêmicos de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora - Juiz de Fora (MG), Brasil.
3Médico formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora - Juiz de Fora (MG), Brasil.
4Residente de Cirurgia Geral do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora - Juiz de Fora (MG), Brasil.
5Médica Especialista em Dermatologia.
Recebido em 23.06.2003. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 13.06.2006. Trabalho realizado no Departamento de Dermatologia do Hospital Universitário da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora - Juiz de Fora (MG), Brasil. Conflito de interesse declarado: Nenhum _Como citar este artigo:_ Mansur C, Freitas RR, Rabelo FT, Mansur L, Rabelo FT, Santiago FCM, Oliveira T, Azevedo FQ. Redistribuição da gordura corporal induzida pelos inibidores de protease em pacientes com Aids. An Bras Dermatol. 2006;81(5 Supl 3):S317-9.
Correspondência:
Cristina Mansur
Rua Olegário Maciel 297/801 - Centro
36036-000 - Juiz de Fora - MG
Tel.: (32) 3215-4466 / Fax: (32) 3217-4531
"E-mail":cristina@mansur.com.br
Apresentam-se quatro pacientes com infecção pelo vírus da imunodeficiência humana em tratamento com inibidores de proteases há oito meses e três semanas em média. Ressaltam-se o acúmulo de gordura na região dorsocervical e fáscies de lua cheia, semelhante à que ocorre na síndrome de Cushing.
Palavras-chave: HIV, INIBIDORES DE PROTEASES, LIPODISTROFIA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841