Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número 3

Caso Clínico

Lúpus eritematoso crônico discoide nas linhas de Blaschko

Linear chronic discoid lupus erythematosus following the lines of Blaschko


Patricia Erica Christofoletti Daldon1, Renan Lage2


1Doutorado em Clínica-médica - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - Docente da disciplina de Dermatologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC – Campinas) – Campinas (SP), Brasil.
2Acadêmico do sexto ano de Medicina da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC – Campinas) – Campinas (SP), Brasil.

Recebido em 13.12.2009. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 13.05.2010. Trabalho realizado na Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC – Campinas) – Campinas (SP), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro: Nenhum / Financial funding: None

Correspondência:
Patrícia Érica Christofoletti Daldon Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Campinas/Centro de Ciências da Vida Avenida John Boyd Dunlop, s/n, Jardim Ipaussurama 13059-900 Campinas (SP) - Brasil Tel: 19 3343-8496 E-mail: patdaldon@hotmail.com

 

Resumo

O lúpus eritematoso crônico discoide linear é manifestação rara da doença lúpica cutânea, em que lesões eritêmato-atrófico-discrômicas dispõem-se nas linhas de Blaschko. Descrevemos o caso de um menino de 15 anos, com dois anos de história de lesões discoides eritêmato-atróficas, hipo e hiperpigmentadas, dispostas nas linhas de Blaschko do membro superior direito. O exame histopatológico revelou atrofia da epiderme, hiperqueratose, rolhas córneas, espessamento da zona da membrana basal, infiltrado inflamatório crônico perianexial e perivascular superficial e profundo, depósito de mucina na derme, confirmando o diagnóstico. Há, no total, 14 casos descritos dessa variante que se inicia frequentemente na infância e que não apresenta predomínio quanto ao sexo. As lesões ocorrem preferencialmente na face. Não há relatos de associação com doença sistêmica.

Palavras-chave: Lupus Eritematoso Cutâneo, Lupus Eritematoso Discóide, Mosaicismo



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações