Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 81 Número S3
Caso Clínico
Pioderma gangrenoso: apresentação atípica
Pyoderma gangrenosum: an atypical presentation
JULIANA CRISTINA SILVA FRAGA1, VALDILENE LOURES DE SOUZA1, RODOLFO VIEIRA VALVERDE2, ALOÍSIO GAMONAL3
1Médica Especialista em Clínica Médica e Dermatologia.
2Professor de Dermatologia da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF - Juiz de Fora (MG), Brasil. Fellow de Dermatopatologia no Serviço do Professor Ackerman - EUA.
3Doutor em Dermatologia pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP – São Paulo (SP) e Chefe do Serviço de Dermatologia da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF – Juiz de Fora (MG), Brasil.
Recebido em 15.06.2005. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 27.06.2006. Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora - HU-UFJF - Núcleo de Pesquisa em Dermatologia da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF - Juiz de Fora (MG), Brasil. Conflito de interesse declarado: Nenhum _Como citar este artigo:_ Fraga JCS, Souza VL, Valverde RV, Gamonal A. Pioderma gangrenoso: apresentação atípica. An Bras Dermatol. 2006;81(5 Supl 3):S305-8.
Correspondência:
Juliana Cristina Silva Fraga
Rua Araguari, 1413 - apt 400 - Santo Agostinho
30190-111 - Belo Horizonte – MG
"E-mail":julifraga@ig.com.br
O pioderma gangrenoso é doença neutrofílica rara, de etiologia incerta e que se associa a doenças sistêmicas em 50% dos casos. Relata-se um caso de pioderma gangrenoso com apresentação atípica em um homem de 39 anos com psoríase associada e ótima resposta à ciclosporina. Este relato de caso aborda as diversas formas clínicas da doença, a dificuldade diagnóstica e as opções terapêuticas atualmente disponíveis.
Palavras-chave: CICLOSPORINA, PIODERMA GANGRENOSO, PSORÍASE
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841