Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número 2

Investigação

Preditores de qualidade de vida em pacientes com melanoma cutâneo no serviço de dermatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre*

Predictors of quality of life in patients with skin melanoma at the Dermatology Department of the Porto Alegre Teaching Hospital *


Mariana Tremel Barbato1, Lucio Bakos2, Renato Marchiori Bakos3, Rita Prieb4, Cláudia Dickel de Andrade5


1Mestre em ciências médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); professora de dermatologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); preceptora da residência de dermatologia da UFSC – Florianópolis (SC), Brasil.
2Doutor em dermatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); professor de dermatologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); professor da pós-graduação em ciências médicas da UFRGS – Porto Alegre (RS), Brasil.
3Médico dermatologista; doutor em ciências médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Porto Alegre (RS), Brasil.
4Psicóloga; mestre em ciências médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Porto Alegre (RS), Brasil.
5Médica dermatologista do serviço de dermatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (HCPA-UFRGS) – Porto Alegre (RS), Brasil.

Recebido em 10.01.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 04.05.2010. * Trabalho realizado no serviço de dermatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (HCPA-UFRGS) – Porto Alegre (RS), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro: Nenhum / Financial funding: None

Correspondência:
Mariana Tremel Barbato Rua Alves de Brito, 346, sala 101, Centro 88015-400 Florianópolis, SC E-mail: maribarbato@yahoo.com.br

 

Resumo

FUNDAMENTOS: Alguns sintomas presentes nos pacientes com melanoma estão diretamente relacionados à tensão psicológica, o que reforça a necessidade de avaliar a qualidade de vida em todas as fases da doença. OBJETIVOS: Avaliar a qualidade de vida dos pacientes diagnosticados com melanoma por meio do questionário Fact-G. MÉTODOS: Estudo descritivo transversal que incluiu todos os pacientes em seguimento no serviço de dermatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre entre julho e dezembro de 2006. RESULTADOS: Sessenta pacientes foram incluídos. A idade média foi de 55,6 anos. O nível de escolaridade até primeiro grau foi correlacionado a escores mais baixos no Fact-G. Os pacientes com história familiar apresentaram maiores escores de QoL em três das quatro categorias avaliadas: bem-estar físico, emocional e funcional (P < 0,01). Pacientes casados mostraram melhor qualidade de vida (82,42) que os solteiros (70,28; P < 0,01). Os pacientes com metástase obtiveram uma menor pontuação no questionário no domínio bem-estar funcional. CONCLUSÕES: Os fatores relacionados ao tumor, assim como o sexo, a idade e a situação de emprego, não foram preditores de qualidade de vida. Pacientes com metástases apresentaram pior qualidade de vida no domínio bem-estar funcional. Pacientes casados têm mais conforto e apoio emocional para lidar com o diagnóstico do tumor. Os pacientes com história familiar de melanoma tiveram melhor qualidade de vida e os com baixa escolaridade, uma pior qualidade de vida.

Palavras-chave: DERMATOLOGIA, INDICADORES DE QUALIDADE DE VIDA, MELANOMA, ONCOLOGIA, QUALIDADE DE VIDA



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações