Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 81 Número S3
Caso Clínico
Hiperceratose focal acral: relato de caso e discussão sobre as ceratodermias marginais
Focal acral hyperkeratosis: case report and discussion on marginal keratodermas
MAURÍCIO ZANINI RIBEIRO1
1Especialista em Dermatologia, Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Recebido em 29.05.2003. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 06.07.2006. Trabalho realizado na Disciplina de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Fundação ABC - Santo André (SP), Brasil. Conflito de interesse declarado: Nenhum _Como citar este artigo:_ Zanini M. Hiperceratose focal acral: relato de caso e discussão sobre as ceratodermias marginais. An Bras Dermatol. 2006;81(5 Supl 3):S293-6.
Correspondência:
Maurício Zanini
Rua Marechal Floriano Peixoto, 245 – Sala 87
89010-500 - Blumenau – SC
Tel.: (47) 3326-5326
"E-mail":drzanini@terra.com.br
O autor relata um caso de hiperceratose focal acral, afecção do grupo das ceratodermias marginais caracterizada por erupção papulosa ou em placa nas bordas palmoplantares que se inicia geralmente antes dos 20 anos de idade, com predomínio na raça negra. Seu principal diagnóstico diferencial é a acroceratoelastoidose de Costa que dela se distingue apenas por não apresentar elastorrexe na histopatologia.
Palavras-chave: CERATODERMIA PALMAR E PLANTAR/DIAGNÓSTICO, CERATODERMIA PALMAR E PLANTAR/CLASSIFICAÇÃO, QUERATINA/GENÉTICA, CERATOSE
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841