Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 85 Número 6
Dermatopatologia
A excisão incompleta de carcinoma basocelular da pálpebra implica em recidiva do tumor?
Does incomplete excision of basal cell carcinoma of the eyelid mean tumor recurrence?*
Irena Jankovic1, Aleksandar Jankovic3
1
3Dermatologist, Ph.D., Assistant Professor. Dermatology Clinic, Clinical Center Nis, Serbia.
Approved by the Editorial Board and accepted for publication on 16.03.2010. * Study conducted at The Clinical Center Nis, Serbia and University Synergy Banja Luka, Bosnia and Herzegovina Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum How to cite this article: Jankovic I, Kovacevic P, Visnjic M, Jankovic D, Binic I, Jankovic A. Does incomplete excision of basal cell carcinoma of the eyelid mean tumor recurrence? An Bras Dermatol. 2010;85(6):872-7.
Correspondência:
Blv. Zorana Djindjica - 48
Nis. 18000 Serbia and Montenegro
Celular +381637133261
Fone (Alt.) +38163258565
jankovic@jotel.co.rs
Introdução: O carcinoma basocelular é o tumor mais comum entre os tumores das pálpebras. Nesta região, a reconstrução é complexa e recomenda-se que haja perda mínima de tecido saudável.
Objetivo: Para definir a relação entre margem livre de tumor na excisão e taxa de recidiva do carcinoma basocelular das pálpebras.
Métodos: Este estudo prospectivo incluiu 111 pacientes operados para remoção de carcinoma basocelular das pálpebras no período de 2001 a 2003, com acompanhamento subsequente de 5 anos.
Os pacientes foram avaliados de acordo com a idade, localização do tumor, taxa de recidiva, e margem livre de tumor na excisão.
Resultados: Não se encontrou associação significativa entre a excisão incompleta do tumor e casos de recidiva, exceto em pacientes com idade inferior a 56 anos, pacientes do sexo feminino e em tumores do canto medial.
Conclusão: Um risco maior de recidiva de carcinoma basocelular das pálpebras com excisão incompleta foi confirmado estatisticamente apenas em pacientes mais jovens, em mulheres, e nos tumores do canto interno.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841