Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 85 Número 5
Imagens em Dermatologia
Pistas dermatoscópicas para diferenciar a tricotilomania da alopecia areata em placa *
Dermoscopic clues to distinguish trichotillomania from patchy alopecia areata
Leonardo Spagnol Abraham1, Fernanda Nogueira Torres2, Luna Azulay-Abulafia3
1Especialista em Dermatologia; dermatologista do Instituto de Dermatologia e Estética do Rio de Janeiro (IDERJ); mestrando da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (Serviço de Anatomia Patológica); preceptor do ambulatório de alopecias e dermatoscopia do Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
2Especialista em Dermatologia; dermatologista do Instituto de Dermatologia e Estética do Rio de Janeiro (IDERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
3Mestre e doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); dermatologista do Instituto de Dermatologia e Estética do Rio de Janeiro (IDERJ); professora da pós-graduação do Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); professora adjunta da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); professora da Universidade Gama Filho (UGF) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
Recebido em 05.04.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 29.04.10. * Trabalho realizado no Instituto de Dermatologia e Estética do Rio de Janeiro (IDERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum
Correspondência:
Leonardo Spagnol Abraham
Instituto de Dermatologia e Estética do Rio de
Janeiro (IDERJ)
R. Alexandre Ferreira, 206 – Lagoa
22470 220 Rio de Janeiro – RJ
Tel.: +55 21 9218-4164 / 2537-2108
Fax: +55 21 2537-2108
E-mail: leosabraham@gmail.com
INTRODUÇÃO: Tricotilomania e alopecia areata em placa possuem características clínicas e dermatoscópicas semelhantes.
OBSERVAÇÕES: O exame dermatoscópico da tricotilomania revela densidade capilar diminuída, cabelos fraturados em diferentes tamanhos, enovelados e vellus, tricoptilose, pontos amarelos com ou sem pontos pretos e ausência de cabelos em "ponto de exclamação".
CONCLUSÃO: No contexto de alopecia em placa e cabelos fraturados, a ausência de "pontos de exclamação" sugere o diagnóstico de tricotilomania. Por outro lado, o achado de pontos amarelos sem pontos pretos não afasta o mesmo.
Palavras-chave: ALOPECIA, DERMOSCOPIA, DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL, HÁBITO DE ROER UNHAS, TRANSTORNOS DE ANSIEDADE
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841