Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 85 Número 5
Caso Clínico
Tratamento da doença de Hailey-Hailey com toxina botulínica tipo A*
Hailey-Hailey disease treatment with Botulinum toxin type A
Giancarlo Rezende Bessa1, Thaís Corsetti Grazziotin2, Ana Paula Manzoni3, Magda Blessmann Weber4, Renan Rangel Bonamigo5
1Médico Dermatologista. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Patologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - Porto Alegre (RS), Brasil.
2Médica Dermatologista. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Patologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - Porto Alegre (RS), Brasil.
3Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Pediatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Convidada do Curso de Especialização em Dermatologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - Porto Alegre (RS), Brasil.
4Doutora em Ciências Medicas - Pediatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta da disciplina de Dermatologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - Porto Alegre (RS), Brasil.
5Doutor em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor adjunto e chefe do Serviço de Dermatologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - Porto Alegre (RS), Brasil.
Recebido em 01.06.2009. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 31.07.2009. * Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) - Porto Alegre (RS), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum
Correspondência:
Giancarlo Rezende Bessa
Universidade Federal de Ciências da Saúde de
Porto Alegre (UFCSPA).
Rua: Sarmento Leite, 245. Centro.
90050-170 Porto Alegre - RS.
Tel./Fax: 51 33039000 / 51 33038810
E-mail: gianmed@yahoo.com
Duas irmãs com doença de Hailey-Hailey, com lesões recorrentes - uma em axilas e outra em região inguinal, e resposta limitada aos tratamentos clássicos. Elas foram tratadas com aplicação de toxina botulínica tipo A. Observamos que houve importante melhora na paciente tratada na região inguinal e remissão completa na paciente em cujas axilas sofreram tratamento. Além disso, foi possível poupar uso de antibióticos sistêmicos e corticoides tópicos. O alto custo é um fator restritivo para uso rotineiro e estudos maiores são necessários para definir eficácia e relação custo-benefício dessa intervenção.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841