Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 85 Número 5
Caso Clínico
Pseudoxantoma elástico perfurante periumbilical e periareolar*
Periumbilical and periareolar perforating pseudoxanthoma elasticum
Aline Lopes Bressan1, Bárbara Nader Vasconcelos1, Roberto Souto da Silva2, Maria de Fátima G. Scotelaro Alves3, Alexandre Carlos Gripp4
1Pós-graduanda do serviço de dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) - Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
2Residente do serviço de dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) - Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
3Doutora em dermatologia. Professora adjunta de dermatologia e responsável pelo setor de dermatopatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) - Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
4Mestre em dermatologia. Professor assistente de dermatologia e responsável pela enfermaria de dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) - Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
Recebido em 05.08.2009. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 28.08.2009. * Trabalho realizado no serviço de dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) - Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum
Correspondência:
Aline Lopes Bressan
Rua Cachambi, 34/402. Meier.
20775-182 Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2201-3590/8727-2316
O pseudoxantoma elástico perfurante periumbilical (PEPP), ou elastose cálcica perfurante, é distúrbio raro e sua patogênese está associada a alteração da fibra elástica, tendo o trauma provável participação. Apresenta-se caso de paciente de 70 anos com quadro de máculas enegrecidas e pápulas encimadas por crostas na região periareolar e periumbilical há mais de dez anos. O exame histopatológico revelou fibras elásticas alteradas, repletas de cálcio, e formação de pertuito na derme com fibras elásticas degradadas no seu interior. O caso descrito corresponde ao PEPP, que nesta paciente também acomete área periareolar bilateralmente.
Palavras-chave: GRAVIDEZ, MAMA, PSEUDOXANTOMA ELÁSTICO, UMBIGO
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841