Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 85 Número 5
Revisão
Dermatófitos: interação patógeno-hospedeiro e resistência a antifúngicos*
Dermatophytes: host-pathogen interaction and antifungal resistance *
Nalu Teixera de Aguiar Peres1, Fernanda Cristina Albuquerque Maranhão2, Antonio Rossi3, Nilce Maria Martinez-Rossi4
1Doutora em imunologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Bolsista de pós-doutoramento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) – Ribeirão Preto (SP), Brasil.
2Doutora em genética pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Bolsista de pós-doutoramento na Universidade Federal do Ceará – Fortaleza (CE), Brasil.
3Professor titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto (SP), Brasil.
4Professora titular do Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo –Ribeirão Preto (SP), Brasil.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 17.06.2010. * Trabalho realizado no Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto (SP), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: FAPESP, CNPq e CAPES
Correspondência:
Nalu Teixera de Aguiar Peres
Av. Bandeirantes, 3.900 Monte Alegre
14049 900 Ribeirão Preto – SP.
As micoses cutâneas estão entre as infecções mais comuns em humanos e se tornaram um importante problema de saúde pública, principalmente por causarem infecções invasivas em pacientes imunodeprimidos. Durante a infecção, a interação dermatófito-hospedeiro desencadeia adaptações metabólicas específicas que permitem aos patógenos aderirem e penetrarem no tecido, remodelando seu metabolismo para captar nutrientes e superar os mecanismos de defesa do hospedeiro. Esse remodelamento metabólico e a inter-relação entre metabolismo, morfogênese e resposta ao estresse são importantes fatores que estão sendo intensamente avaliados em diversos patógenos. As células do hospedeiro também respondem aos estímulos do patógeno, ativando vias de sinalização intracelular que culminam no desencadeamento de uma resposta imune contra o agente infeccioso. O entendimento molecular dessas respostas metabólicas pode ajudar no estabelecimento de novas estratégias terapêuticas. Nesta revisão, são abordados diferentes aspectos da biologia dos dermatófitos, com ênfase na interação dermatófito-hospedeiro e nos mecanismos de resistência a antifúngicos.
Palavras-chave: ANTIMIÓTICOS, DERMATOMICOSES, FARMACORRESISTÊNCIA FÚNGICA, INTERAÇÕES HOSPEDEIRO-PATÓGENO
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841