Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 85 Número 5
Investigação
Terapêutica fotodinâmica com ácido delta-aminolevulínico e luz de diodos em ceratoses actínicas*
Photodynamic therapy with delta-aminolevulinic acid and light-emitting diodes in actinic keratosis
Clarice Gabardo Ritter1, Isabel Cristina Palma Kuhl2, Carolina Lenhardt1, Marlene Laks Weissbluth 2, Renato Marchiori Bakos3
1Médica residente do serviço de dermatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) - Porto Alegre (RS), Brasil.
2Médica dermatologista assistente do serviço de dermatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) - Porto Alegre (RS), Brasil.
3Médico dermatologista, pós-graduando (doutorado) do serviço de dermatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) - Porto Alegre (RS), Brasil.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 30.04.2010. * Trabalho realizado no serviço de dermatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) - Porto Alegre (RS), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Fundo de Incentivo à Pesquisa (Fipe) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Correspondência:
Clarice Gabardo Ritter
Rua Pedro Chaves Barcelos, 715/202
90450-010 Porto Alegre, RS
Tel.: 51 3779 6468
E-mail: clariceritter@gmail.com
FUNDAMENTOS: A terapêutica fotodinâmica é técnica de tratamento em que se aplica uma substância fotossensibilizante nos tecidos ativada por uma fonte de luz de comprimento de onda específico, gerando destruição celular seletiva. Estudam-se novas fontes de luz que possam ser usadas no tratamento de ceratoses actínicas.
OBJETIVOS: Avaliar a efetividade da terapêutica fotodinâmica com ácido delta-aminolevulínico utilizando como fonte de luz um aparelho emissor de luz de diodos no tratamento de ceratoses actínicas de face e membros superiores.
MÉTODOS: Dezoito pacientes com ceratoses actínicas na face ou membros superiores realizaram uma aplicação de creme de ácido delta-aminolevulínico a 20% e foram submetidos à exposição de luz de diodos, comprimento de onda de 630 nm.
RESULTADOS: Foram tratadas 328 ceratoses actínicas, obtendo-se cura clínica completa em 210 (64,0%) após 24 semanas. Lesões do dorso das mãos apresentaram cura clínica completa em 49,2%; nas demais áreas esse valor foi de 81,4%. Não houve registro de efeitos adversos graves, e obteve-se bom grau de satisfação dos pacientes com os resultados.
CONCLUSÃO: A terapêutica fotodinâmica com fonte de emissão de luz de diodos mostrou-se eficaz e bem tolerada para tratamento de ceratoses actínicas, com resultados semelhantes aos encontrados na literatura utilizando outras fontes luminosas.
Palavras-chave: CERATOSE, FOTOBIOLOGIA, FOTOQUIMIOTERAPIA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841