Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 85 Número 5
Investigação
Associação de emblica, licorice e belides como alternativa à hidroquinona no tratamento clínico do melasma*
Association of emblica, licorice and belides as an alternative to hydroquinone in the clinical treatment of melasma *
Adilson Costa1, Thaís Abdalla Moisés2, Tatiana Cordero3, Caroline Romanelli Tiburcio Alves4, Juliana Marmirori 5
1Dermatologista; mestre em Dermatologia pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp); doutorando em Dermatologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP); coordenador dos setores de Acne, Cosmiatria e Pesquisa Clínica em Dermatologia do Serviço de Dermatologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) - Campinas (SP), Brasil.
2Médica; primeiranista de especialização em Dermatologia do Serviço de Dermatologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) - Campinas (SP), Brasil.
3Dermatologista - Campinas (SP), Brasil.
4Médica; segundanista de especialização em Dermatologia do Serviço de Dermatologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) - Campinas (SP), Brasil.
5Médica; primeiranista de residência em Dermatologia do Serviço de Dermatologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) - Campinas (SP), Brasil.
Recebido em 19.08.2009. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 30.04.2010. * Trabalho realizado na KOLderma Instituto de Pesquisa Clínica Ltda. - Campinas (SP), Brasil Conflito de interesse: Nenhum: None Suporte financeiro: Os produtos Clariderm Clear®, Clariderm® e SpectraBAN T® FPS35 e os gastos referentes a transporte e alimentação das voluntárias foram assumidos por Laboratórios Stiefel Ltda., Guarulhos (SP), Brasil, para a realização deste estudo de Interesse do Investigador.
Correspondência:
Adilson Costa
Rua Original, 219 Vila Madalena
05435-050 São Paulo - SP
Tel./fax: 11 3034 1170 / 11 3034 1932
E-mail: adilson_costa@hotmail.com
FUNDAMENTOS: Melasma é uma melanodermia comum, cuja terapêutica representa um desafio clínico.
OBJETIVOS: Avaliar a eficácia e segurança clínicas do complexo despigmentante emblica, licorice e belides, em comparação à hidroquinona 2%, na abordagem do melasma.
MÉTODOS: Após 60 dias de uso exclusivo de fotoprotetor FPS35, 56 mulheres com idades entre 18 e 60 anos, fotótipos I a IV, com melasma epidérmico ou misto, foram divididas em dois grupos de um estudo clínico monocego: A) creme contendo complexo despigmentante emblica, licorice e belides 7%, usado duas vezes ao dia; B)creme de hidroquinona 2%, usado à noite. O estudo durou 60 dias consecutivos e avaliações médica, das voluntárias (auto-avaliação) e fotográfica (Visia®) foram realizadas quinzenalmente.
RESULTADOS: 89% das voluntárias (50/56), 23 do Grupo A e 27 do Grupo B, concluíram o estudo. Duas voluntárias do Grupo A contra sete do Grupo B apresentaram eventos adversos leves transitórios. Houve despigmentação do melasma pelas avaliações médica (Grupo A: 78,3%; Grupo B: 88,9%) e auto-avaliação (Grupo A: 91,3%; Grupo B: 92,6%), todos estatisticamente significantes (p<0,001), sem diferenças entre os grupos (p>0,05). O mesmo
padrão foi observado pelo Visia®, tanto no número (p = 0,001) quanto no tamanho e no tom (p<0,001), para ambos os grupos, e sem diferenças entre eles (p>0,05) nas manchas UV.
CONCLUSÕES: Não houve diferença estatística na melhora do melasma nos dois grupos; o Grupo A apresentou menor incidência de eventos adversos. Logo, o complexo despigmentante emblica, licorice e belides é uma alternativa segura e eficaz na abordagem do melasma.
Palavras-chave: Hidroquinona, Melanose, Phyllanthus emblica
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841