Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 85 Número 5
Educação médica continuada
Reações tegumentares adversas relacionadas aos agentes antineoplásicos – Parte II
Adverse mucocutaneous reactions related to chemotherapeutic agents – Part II
Paulo Ricardo Criado1, Hebert Roberto Clivati Brandt2, Emanuella Rosyane Duarte Moure3, Guilherme Luiz Stelko Pereira4, Jose Antonio Sanches Júnior5
1Doutor em Ciências pelo Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fmusp) - São Paulo; médico assistente da Divisão de Clínica Dermatológica e pesquisador do Laboratório de Investigação Médica, LIM 53, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fmusp) – São Paulo (SP), Brasil
2Médico preceptor do Departamento de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fmusp) – São Paulo (SP), Brasil.
3Mestranda pelo Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fmusp) - São Paulo; médica colaboradora do Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fmusp) – São Paulo (SP), Brasil.
4Médico preceptor da Divisão de Oncologia Clínica do Instituto do Câncer de São Paulo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fmusp) – São Paulo (SP), Brasil.
5Doutor em Medicina e livre-docente pelo Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fmusp) - São Paulo; professor associado do Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fmusp) - São Paulo (SP), Brasil.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 19.03.2010. * Trabalho realizado no Ambulatório de Oncologia Cutânea da Divisão de Clínica Dermatológica do Hospital das Clínicas e na Divisão de Oncologia Clínica do Instituto do Câncer de São Paulo "Octávio Frias de Oliveira" – São Paulo, Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum
Correspondência:
Hebert Roberto Clivati Brandt
Av. Doutor Enéas Carvalho de Aguiar, 255 - 3º andar
Divisão de Clínica Dermatológica - ICHC
05403 000 São Paulo - SP, Brasil
Tel.:/Fax: +55 11 3069 8002 +55 11 3088 9145
E-mail: hebertbrandt@gmail.com
Os eventos e reações envolvendo quimioterapia são frequentes na prática oncológica. Agentes quimioterápicos são uma modalidade de tratamento amplamente utilizada. Efeitos colaterais podem variar de frequência e também ser confundidos com outras manifestações tegumentares do tratamento oncológico. Este artigo objetiva expor as informações sobre reações cutâneas à quimioterapia, em especial, aqueles para os quais o dermatologista é requisitado a emitir parecer e a comentar sobre a segurança e a viabilidade da readministração de uma droga específica. Os autores descrevem os aspectos associados a esses eventos, fazendo uma análise detalhada de cada um deles.
Palavras-chave: Quimioterapia, Anormalidades da pele, Quimioterapia adjuvante, Quimioterapia combinada, Pele
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841