Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 85 Número 4
Caso Clínico
Síndrome de Ekbom secundária a transtorno orgânico: relato de três casos *
Secondary Ekbom Syndrome to organic disorder: report of three cases
Cinthia Janine Meira Alves1, Antônio Carlos Ceribelli Martelli2, Leticia Fogagnolo3, Priscila Wolf Nassif3
1Ex-residente do Instituto Lauro de Souza Lima (ILSL), especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia
(SBD) - Belo Horizonte (MG), Brasil.
2Médico Dermatologista - Médico dermatologista Chefe de Seção Técnica de Saúde em Dermatologia do Instituto Lauro de Souza Lima - Bauru (SP), Brasil.
3Ex-residente do Instituto Lauro de Souza Lima (ILSL), Especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) -
Bauru (SP), Brasil.
Recebido em 03.08.2009. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 18.12.2009. * Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia do Instituto Lauro de Souza Lima (ILSL) - Bauru (SP), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro: Nenhum / Financial funding: None Como citar este artigo/How to cite this article: Alves CJM, Martelli ACC, Fogagnolo L, Nassif PW. Síndrome de Ekbom secundária a transtorno orgânico: relato de três casos. An Bras Dermatol. 2010;85(4):541-4.
Correspondência:
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA / MAILING ADDRESS:
Cinthia Janine Meira Alves
Rua Coronel Fulgêncio, 328, apto 06 - São Lucas
30240 340 Belo Horizonte - MG
Tel.: 31 9717 3169
Email: cinthiameira@yahoo.com.br
A Síndrome de Ekbom, também conhecida como delírio de parasitose ou acarofobia, é um estado fóbico obsessivo no qual o paciente pensa, imagina ou acredita que está infestado por parasitas na pele. Em estado alucinatório, retira fragmentos de pele, identificando-os como parasitas. Pode tratar-se de um quadro psiquiátrico primário ou secundário a outros transtornos orgânicos. Geralmente, esses pacientes demoram a procurar ajuda médica, e o dermatologista, quase sempre, é o primeiro profissional procurado. Descrevemos o caso de três pacientes dos quais apresentaram delírio de parasitose, associados a transtornos orgânicos.
Palavras-chave: DELÍRIO, DERMATOLOGIA, PRURIDO, PSIQUIATRIA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841