Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 81 Número 5
Síndrome em Questão
Você conhece esta síndrome?
Do you know this syndrome?
FERNANDA ASSIS OTTONI1, GISELLE CARVALHO FROES1, MARIANA RODRIGUES PIMENTA2, EVERTON CARLOS SIVIERO DO VALE3
1Médica Residente (R1) de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Belo Horizonte (MG), Brasil.
2Médica Residente (R2) de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Belo Horizonte (MG), Brasil.
3Preceptor de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor-assistente do Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Belo Horizonte (MG), Brasil.
Recebido em 28.07.2006. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 28.07.2006. Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Belo Horizonte (MG), Brasil. Conflito de interesse declarado: Nenhum. _Como citar este artigo:_ Ottoni FA, Froes GC, Pimenta MR, Vale ECS. Você conhece esta síndrome? Anemia de Fanconi. An Bras Dermatol. 2006;81(5):487-9.
Correspondência:
Fernanda Assis Ottoni
Alameda Álvaro Celso, 220, apto. 317 – Bairro
Santa Efigênia
30150260 – Belo Horizonte – MG
Tel: (31) 32489597
"E-mail":feottoni@hotmail.com
Descreve-se caso de anemia de Fanconi com manifestações cutâneas típicas de hiperpigmentação difusa e manchas café-com-leite. Apresentava ainda hipoplasia de polegar, baixa estatura, catarata, hipoacusia, rins pélvicos e quebras cromossômicas. Atualmente com 30 anos, o paciente se mantém estável, com leucopenia e macrocitose sem repercussão clínica, contrariando o prognóstico da síndrome, usualmente letal em idade precoce, por complicações de aplasia de medula, leucemia e tumores sólidos.
Palavras-chave: ADULTO, ANEMIA DE FANCONI, ANEMIA MACROCÍTICA, HIPERPIGMENTAÇÃO, LEUCOPENIA, QUEBRA CROMOSSÔMICA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841