Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 85 Número 2
Caso Clínico
Poroceratose superficial disseminada num doente com colangiocarcinoma: manifestação paraneoplásica?*
Disseminated superficial porokeratosis in a patient with cholangiocarcinoma: a paraneoplastic manifestation?
Tiago Torres1, Glória Cunha Velho2, Manuela Selores3
1Interno de Dermatovenereologia; Serviço de Dermatologia do Centro Hospitalar do Porto - Hospital de Santo António - Porto, Portugal.
2Professora associada da disciplina de Dermatologia na Faculdade de Biomédicas da Universidade do Porto; Assistente hospitalar; Serviço de Dermatologia do
Centro Hospitalar do Porto - Hospital de Santo António - Porto, Portugal.
3Professora-regente da disciplina de Dermatologia na Faculdade de Biomédicas da Universidade do Porto; Director de Serviço; Serviço de Dermatologia do
Centro Hospitalar do Porto - Hospital de Santo António - Porto, Portugal.
Recebido em 03.03.2009. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 03.03.2009. * Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia do Centro Hospitalar do Porto - Hospital de Santo António - Porto, Portugal. Conflito de interesse: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro: Nenhum / Financial funding: None Como citar este artigo/How to cite this article: Torres T, Velho GC, Selores M. Poroceratose superficial disseminada num doente com colangiocarcinoma: manifestação paraneoplásica? An Bras Dermatol. 2010;85(2):229-31.
Correspondência:
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA / MAILING ADDRESS:
Tiago Torres
Serviço de Dermatologia do Centro Hospitalar do
Porto - Hospital de Santo António, EPE
Edifício das consultas externas, Ex CICAP,
Rua: D. Manuel II. 4100, Porto - Portugal.
Tel.fax: - 22 6097429 - 22 6097429
E-mail: tiagotorres2002@hotmail.com
As poroceratoses compreendem um grupo de doenças da queratinização epidérmica, hereditárias ou adquiridas, caracterizadas histologicamente pela presença de lamela cornoide. A variante clínica designada por poroceratose superficial disseminada tem sido descrita na literatura, associada a estados de imunossupressão, como transplantação de órgãos, terapêuticas imunossupressoras e infecções. A sua associação a neoplasias sólidas foi raramente descrita na literatura, estando publicados apenas 5 casos. Descrevemos o caso clínico de um paciente que desenvolveu, subitamente, lesões de poroceratose superficial disseminada, concomitantemente ao diagnóstico de um colangiocarcinoma.
Palavras-chave: COLANGIOCARCINOMA, GENES P53, POROCERATOSE
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841