Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 85 Número 2

Investigação

Fotoexposição e fatores de risco para câncer da pele: uma avaliação de hábitos e conhecimentos entre estudantes universitários

Photoexposure and risk factors for skin cancer: an evaluation of behaviors and knowledge among university students


Ivan Gagliardi Castilho1, Maria Aparecida Alves Sousa2, Rubens Marcelo Souza Leite3


1Médico formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB) - Brasília (DF), Brasil.
2Médica formada pela Universidade Católica de Brasília (UCB) - Brasília (DF), Brasil.
3Mestre - Brasília (DF), Brasil.

Recebido em 11.05.2009. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 18.12.2009. * Trabalho realizado na Universidade Católica de Brasília (UCB) Campus I, Taguatinga - Brasília (DF), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro: Nenhum / Financial funding:: None Como citar este artigo/How to cite this article: Castilho IG, Sousa MAA, Leite RMS. Fotoexposição e fatores de risco para câncer da pele: uma avaliação de hábitos e conhecimentos entre estudantes universitários. An Bras Dermatol. 2010;85(2):173-8.

Correspondência:
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA / MAILING ADDRESS: Ivan Gagliardi Castilho SMDB Conj. 14 - Lote 03 - Casa B Lago Sul 71680 140 Brasília - DF, Brasil Tel./fax: (61) 3366 3510 8153-8151 3345-8480 E-mail: ivancas02@yahoo.com.br

 

Resumo

FUNDAMENTOS: O câncer da pele é a neoplasia mais frequente no Brasil. Compreender as atitudes que influenciam a proteção e a exposição aos raios solares é extremamente importante para sua prevenção. OBJETIVOS: Avaliar hábitos de fotoexposição e fotoproteção, bem como conhecimento de fatores de risco para câncer da pele, tendo por fim delinear os padrões de comportamento dos jovens perante os efeitos solares. MÉTODOS: Distribuíram-se questionários autoaplicativos a 368 universitários, na faixa etária dos 20 anos, dos cursos de Medicina, Educação Física, Direito e Comunicação Social de instituição de ensino privada em Taguatinga (DF). RESULTADOS: O uso diário de fotoprotetor foi significativamente maior entre as mulheres. A prática de bronzeamento artificial foi baixa (3,5%), referida apenas por mulheres. O uso de filtro solar com fator de proteção maior do que 15 ou igual a 15 foi referido por 278 estudantes. De modo geral, mais de 90% dos estudantes acreditam na associação entre radiação ultravioleta e câncer da pele. Apesar disso, apenas 43,5% acreditam na genética como fator de risco. Entre os que rejeitam a hipótese do fator de risco genético para carcinogênese cutânea, 86,2% são acadêmicos das Ciências Humanas (Direito e Comunicação Social). CONCLUSÃO: Esses dados permitem orientar medidas nos níveis individual e coletivo, colaborando para a prevenção de lesões cutâneas.

Palavras-chave: ESTUDANTES, FATORES DE RISCO, NEOPLASIAS CUTÂNEAS, PROTETORES DE RAIOS SOLARES, RAIOS ULTRAVIOLETA



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações