Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 85 Número 2
Educação médica continuada
Dermatoses Ocupacionais
Occupational dermatosis
Alice de Oliveira de Avelar Alchorne1, Maurício Mota de Avelar Alchorne2, Marzia Macedo Silva3
1Professora livre docente de Dermatologia da Universidade Nove de Julho (Uninove) - São Paulo (SP), Brasil.
2Professor livre docente de Dermatologia da Universidade Nove de Julho (Uninove) - São Paulo (SP), Brasil.
3Mestre em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina - São Paulo (SP), Brasil.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 07.12.2009. * Trabalho realizado na Universidade Nove de Julho (Uninove) e na Faculdade de Medicina do ABC - São Paulo (SP), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro: Nenhum / Financial funding: None Como citar este artigo/How to cite this article: Alchorne AOA, Alchorne MMA, Silva MM. Dermatoses ocupacionais. An Bras Dermatol. 2010;85(2):137-47.
Correspondência:
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA / MAILING ADDRESS:
Alice de Oliveira de Avelar Alchorne
Rua Iraúna, 469
04518 060 São Paulo, SP - Brasil
Tel./Fax: 55 11 4127 3755 55 11 5904 2447
E-mail: a.alchorne@terra.com.br
Dermatose ocupacional é qualquer alteração da pele, mucosa e anexos, direta ou indiretamente causada, condicionada, mantida ou agravada por agentes presentes na atividade ocupacional ou no ambiente de trabalho. Os autores referem a importância do tema, a epidemiologia e a etiopatogenia das principais dermatoses ocupacionais: dermatites de contato irritativas e alérgicas, fitodermatites, acnes (elaioconiose e cloracne), ceratoses, cânceres, granulomas de corpo estranho, infecções, oníquias e ulcerações. A clínica da dermatose ocupacional é apresentada em diferentes profissões. Analisam-se os exames laboratoriais pedidos nessas dermatoses, com especial destaque para testes de contato, que são o padrão ouro, e fornecem-se dados do tratamento e prevenção; quanto à prevenção da dermatose ocupacional, informam-se as medidas coletivas e individuais, especialmente, no que respeita ao uso adequado dos equipamentos de proteção individual.
Palavras-chave: BARBEARIA, CERATOSE, CLORACNE, DERMATITE DE CONTATO, DERMATITE OCUPACIONAL
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841