Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 85 Número 1

Caso Clínico

Woolly hair generalizado: caso clínico e revisão da literatura

Generalized woolly hair: case report and literature review


Tiago Torres1, Susana Machado2, Manuela Selores3


1Interno de Dermatovenereologia; Serviço de Dermatologia do Centro Hospitalar do Porto, Hospital de Santo António - Porto, Portugal.
2Especialista de Dermatovenereologia; Serviço de Dermatologia do Centro Hospitalar do Porto, Hospital de Santo António - Porto, Portugal.
3Professora regente da disciplina de Dermatologia na Faculdade de Biomédicas da Universidade do Porto; directora de Serviço; Serviço de Dermatologia do Centro Hospitalar do Porto – Hospital de Santo António - Porto, Portugal.

Recebido em 03.03.2009. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 16.06.09. * Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia do Centro Hospitalar do Porto – Hospital de Santo António, EPE – Porto, Portugal. Conflito de interesse: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro: Nenhum / Financial funding: None Como citar este artigo/How to cite this article: Torres T, Machado S, Selores M. Woolly hair generalizado: caso clínico e revisão da literatura. An Bras Dermatol. 2010;85(1):97-100.

Correspondência:
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA / MAILING ADDRESS: Tiago da Costa Ferreira Torres Serviço de Dermatologia do Centro Hospitalar do Porto – Hospital de Santo António, EPE Edifício das consultas externas, ex-Cicap, Rua D. Manuel II. 4100 Porto, Portugal Tel./Fax: 22 6097429 22 6097429 E-mail: tiagotorres2002@hotmail.com

 

Resumo

O termo woolly hair, ou cabelo lanoso, refere-se a uma variante anormal de cabelo, que pode ser parcial ou generalizado. As variantes de woolly hair generalizado são raras e podem ocorrer isoladamente ou associadas a outras alterações cutâneas e extracutâneas. Desta forma, nestes doentes, é necessário a exclusão de certos síndromes, como o de Noonan e cardiofaciocutâneo (CFC), que cursam com importante morbilidade e mortalidade. É descrito o caso clínico de uma criança com woolly hair generalizado e queratose pilar, mas que, após avaliação dos vários órgãos e sistemas, não foi encontrada qualquer alteração ou característica associada a esses síndromes.

Palavras-chave: CERATODERMIA PALMAR E PLANTAR, DOENÇAS DO CABELO, SÍNDROME DE NOONAN



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações